Artigo: É preciso tomar atitude, Urgente!
Por: Luís Bassoli*
√ A Constituição Federal não prevê o afastamento do presidente da República por incapacidade psicológica.
√ O Código Civil diz que a INTERDIÇÃO pode ser requerida por iniciativa de cônjuge, parente, representante de entidade do alvo da interdição ou pelo Ministério Público.
√ Muitos psiquiatras e psicólogos sugerem que as atitudes do presidente são sintomas de transtorno psicológico.
√ O reconhecido psiquiatra forense, Guido Palomba, disse que bolsonaro tem traços de psicopatia.
√ Em tempos estranhos, como os da pandemia, as tensões aumentam e os caráteres se revelam.
√ O diagnóstico se estabelece pelo desvio do comportamento, ausência de piedade, compaixão e altruísmo; falta de valores éticos-morais, incapacidade de reconhecer a própria culpa e nunca apresentar remorso nem arrependimento.
√ Esses indivíduos são toscos, frios, agressivos, mal-educados, provocadores, com vaidade exagerada – e não medem palavras.
√ São pouco inteligentes, antissociais, praticam atos bizarros por turrice e teimosia, em benefício próprio; só voltam atrás por estratégia, e logo retornam à postura anterior de forma mais virulenta, rancorosa e vingativa.
√ Vemos tudo isso em bolsonaro: frente ao sofrimento alheio e à morte de milhares de pessoas, solta frases do tipo “eu não sou coveiro”, “chega de frescura”, vai ficar chorando até quando”.
√ O médico alerta que esses psicopatas em cargo de chefia causam alta periculosidade, pois são egoístas, colocam a própria vontade acima das leis, se tornam tiranos.
√ Para detê-los, é preciso uma reprimenda enérgica, judicial e legal.
√ É consenso entre os psiquiatras que os psicopatas (condutopatas) não têm cura, considerando que a origem do mal pode ser orgânica e irremovível – não raro, sofreram pequenas lesões cerebrais ainda no útero materno ou quando criança, além da relação com o ambiente em que se desenvolveram possíveis traumas na infância.
√ No histórico do presidente bolsonaro, consta que sua mãe, dona Olinda, teve uma gravidez complicada, atribuindo “a Deus” o nascimento do filho.
√ Por fim, o PDT protocolou, no início de março, na Procuradoria-Geral da República, pedido de INTERDIÇÃO do presidente jair bolsonaro.
√ O partido alega que o comportamento diante da pandemia mostra que o chefe do Executivo não tem capacidade mental para continuar no cargo.
“Bolsonaro tem a finalidade deliberada de causar danos à população brasileira, conduzindo o país ao abismo”, diz o documento assinado pelo presidente da sigla, Carlos Lupi, e por Ciro Gomes.
√ Que prevaleça a Ciência.
(Com Informações de: acontecenoticias.com.br e TV Cultura)
* Luís Bassoli é advogado e ex-presidente da Câmara Municipal de Taquaritinga (SP).
**Os artigos assinados não representam a opinião de O Defensor!