Foi lançado o primeiro dirigível da América Latina
Na manhã de ontem, foi lançado em São Carlos, o ADB 3-X01, primeiro dirigível tripulado produzido na América Latina. O modelo da Airship do Brasil tem capacidade de carga de 1,2 tonelada e espaço para cinco passageiros. Com 49 metros de comprimento e 17 metros de altura, ele pode atingir até 85 km/h e tem autonomia de cinco horas.
Segundo informações do presidente da empresa, Paulo Vicente Caleffi, foram investidos R$ 150 milhões na concepção e fabricação do modelo, que pode ser usado para monitoramentos, prevenção de queimadas, controle de fronteiras, busca e salvamento, inspeção de linhas de transmissão de energia elétrica, voos panorâmicos e propaganda.
A unidade que decolou hoje começou a ser produzida em outubro de 2015 e, para a fabricação de uma nova aeronave, são estimados cerca de 12 meses.
Paulo Caleffi afirmou que, em 2 anos, a empresa deve lançar um novo modelo, com capacidade para transportar até 30 toneladas, e adiantou que há interessados no ADB 3-X01.
O presidente da empresa também reforçou que os modelos precisarão de operadores, gerando vagas nos locais em que forem utilizados.
*Informações: G1 São Carlos e Araraquara