15 de novembro de 2024
CidadeGeralSaúde

Taquaritinga (SP) seguirá plano estadual de imunização

O município de Taquaritinga (SP) anunciou, por meio de sua assessoria de imprensa, que seguirá o plano estadual de imunização contra a Covid-19. O Plano Estadual de vacinação tem seu início previsto para o próximo dia 25.

Nesta data, serão imunizados os trabalhadores de saúde, indígenas e quilombolas, os quais deverão tomar a segunda dose em 15 de fevereiro. Na sequência, em 8 de fevereiro, serão os idosos com 75 anos ou mais (segunda dose em 1º de março), depois aqueles com 70 a 74 anos, em 15 de fevereiro (segunda dose em 8 de março). Os de 65 a 69 anos, serão vacinados em 22 de fevereiro (segunda dose em 15 de março) e, por fim, os de 60 a 64 anos em 1º de março (segunda dose em 22 de março).

De acordo com o Secretário da Saúde de Taquaritinga, José Fonseca Neto, o município não poderá flexibilizar as doses para outros grupos prioritários e deverá seguir o calendário de imunização determinado pelo Estado. No entanto, todo esse planejamento vai depender do quantitativo de doses a ser destinada a cidade, através do Departamento Regional de Saúde de Araraquara.

A vacina a ser ofertada à população de Taquaritinga é a Coronavac, o imunizante desenvolvido pelo laboratório chinês SinoVac em parceria com o Instituto Butantan.

“Nós estamos preparando uma estrutura bem sólida para atender a população, inclusive com transporte de pessoas que tenham dificuldade ou não possam se locomover. Os locais de vacinação contarão com sistema de refrigeração e gerador de energia, para o caso de um possível blecaute e, se o Estado não enviar seringas e agulhas, nós já temos uma quantidade suficiente em estoque, adquirida há cerca de 15 dias, explicou Fonseca.

O secretário informou também que o município ainda não recebeu nenhuma orientação do governo estadual sobre a data do início da segunda fase e quais os grupos prioritários que receberão as doses.