1º de Maio: 37 anos da inauguração do Estádio Taquarão
Partida inaugural aconteceu entre Clube Atlético Taquaritinga e Cruzeiro de Belo Horizonte. Os mineiros venceram por 5×2 em jogo amistoso
O estádio “Dr. Adail Nunes da Silva”, popularmente conhecido como “Taquarão”, completa nesta sexta-feira, 1º de maio, 37 anos desde a sua inauguração, ocorrida em 1983, em partida amistosa entre Clube Atlético Taquaritinga – CAT e Cruzeiro, de Belo Horizonte.
O placar final teve como vencedor o time mineiro, por 5×2. O CAT utilizou os seguintes jogadores:
Itamar, João Carlos, Eugênio, Sérgio Miranda (Taé) e Toninho Costa; Volney, Gelson (Marco Antonio), Amado e Carlinhos: Rogério e Edvaldo. Técnico Tonho.
A construção do estádio tornou-se necessária, em razão do CAT, em 1982, ter conquistado o título da segunda divisão do campeonato paulista com o “velho” Antonio Storti”, sem nenhuma possibilidade de abrigar os jogos do Paulistão no ano seguinte.
Com isso, aventou-se, por parte da Federação Paulista de Futebol – FPF – caso não possuísse estádio suficiente para determinado número de torcedores, a equipe cateana não disputaria o campeonato de 1983. Primeiramente, com o empenho do então prefeito Deolindo Dantas (vice que ocupava o lugar do prefeito Sérgio Salvagni, que estava em disputa eleitoral para deputado) e depois, com o prefeito eleito, em 1982, Dr. Adail Nunes da Silva, a cidade se uniu e construiu o estádio em apenas 90 dias, numa verdadeira festa do esporte em Taquaritinga.
Assim, com o estádio aprovado, o CAT disputou o campeonato paulista de 1983, composto de 20 times. Foram 38 jogos, sendo 11 vitórias, 12 empates e 15 derrotas, terminando em 13º lugar, com 34 pontos ganhos.
O maior feito, até hoje lembrado pelos torcedores taquaritinguenses, foi a vitória diante do Corinthians, por 2×0, em 10 de julho de 1983, no primeiro turno do campeonato. Os gols foram de Edvaldo e Carlinhos Maracanã.
Dentre os estádios da região, o Taquarão ocupa a 4º colocação, perdendo apenas para o Estádio Santa Cruz, do Botafogo de Ribeirão Preto; Arena da Fonte Luminosa, da Ferroviária de Araraquara e “Francisco Palmas Travassos”, do Comercial de Ribeirão Preto.
Estádio Taquarão atualmente — Foto: Divulgação Clube Atlético/Taquaritinga