22 de janeiro de 2025
EsporteGeral

FPF paralisa Campeonato Paulista por tempo indeterminado

Em reunião realizada na sede da Federação Paulista de Futebol, na Barra Funda, os representantes dos clubes do Paulistão decidiram paralisar o campeonato para ajudar a conter a propagação do novo coronavírus. A suspensão, que vale também para a Série A-2, é por tempo indeterminado.

Os mandatários de Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Santos votaram pela parada.  Inicialmente, dirigentes de alguns clubes do interior do estado buscaram alternativas – como antecipar as duas rodadas finais da primeira fase –, mas acabaram convencidos e a decisão foi unânime entre os 16 participantes.

“A Federação Paulista de Futebol vem a público informar o resultado da reunião entre os presidentes de clubes do Paulistão 2020, com a presença do Sindicato de Atletas Profissionais de São Paulo, sobre a pandemia do novo Coronavírus. Os clubes votaram e decidiram em consenso pela paralisação da competição. Dessa maneira, a FPF anuncia que, a partir desta terça-feira, as partidas estão suspensas por prazo indeterminado”, disse a entidade em nota.

A medida vale a partir desta terça-feira (17) porque a entidade resolveu manter para a noite de ontem (segunda-feira), o encontro entre Guarani e Ponte Preta, no Brinco de Ouro, em Campinas, mas sem presença de torcida por determinação da Secretaria de Saúde da cidade. O jogo encerrou a 10ª rodada do estadual, iniciada na última sexta-feira.

Além disso, os quatro grandes também suspenderam os treinamentos.

O Ministério da Saúde também já havia orientado que eventos esportivos de grandes aglomerações só fossem realizados com portões fechados caso não houvesse tempo hábil suficiente para adiá-los ou cancelá-los.

Desta forma, o Campeonato Paulista é interrompido com Santos, Santo André, São Paulo e Bragantino na liderança das suas respectivas chaves. O Palmeiras é o segundo colocado no Grupo B, e, o Corinthians, apenas o terceiro do Grupo D. O Santo André é o líder da classificação geral.