23 de janeiro de 2025
Cervejando

Cervejando: Harmonização cerveja e macarrão

Por: Monali Bassoli*

O macarrão é um alimento muito presentes na mesa do brasileiro. Sua versatilidade é comprovada pelos inúmeros tipos existentes e pelas diversas combinações com molhos e ingredientes. 

Para harmonizar de forma correta cervejas com massas é preciso considerar os diferentes molhos e eventuais recheios. A massa, em si, tende a ser neutra e combina muito bem com o malte presente nas cervejas.

Com o molho ao sugo feito com tomate, alho, orégano e manjericão, sirva com Pale Ale, ela tem o malte caramelado e amargor mais forte que harmonizam bem com o sabor do molho ou com uma Golden Ale, que possui aromas e sabores que remetem ao cítrico com notas frutadas, malte caramelo e lúpulo com médio amargor.

O bolonhesa é um dos mais molhos mais utilizados, ele é feito com carne, salsa, cebola e tomate. Para acompanhar, cervejas dos estilos Amber Lager, Brown Ale ou Belgian Pale Ale. Essas também podem ser servidas com lasanha.

As características básicas do molho branco são a textura suave de cor branca e sabor pronunciado de leite. Harmonize com cervejas tipo Pilsner ou de trigo do tipo Weizen. De coloração amarelo claro, ligeiramente turva, com espuma abundante, possui aromas e sabores intensos, ressaltando ésteres frutados que lembram banana, cravo e noz.

Para combinar com carbonara, uma Weizenbock. O ovo funciona muito bem com cervejas de trigo, enquanto a pancetta tem sua gordura amenizada pelo álcool da cerveja e o salgado do queijo é equilibrado pelo dulçor da cerveja.

Já para massas com molho quatro queijos, sirva com uma Vienna. A cerveja é clara e brilhante, apresenta espuma persistente, carbonatação moderada e aromas que remetem ao caramelo.

Em relação ao molho pesto, que possui notas herbais, salgadas, do alho e grande untuosidade, combina muito bem com as cervejas do estilo Tripel. Sua força alcoólica e carbonatação ajudam a minimizar as características de gordura que o molho deixa no paladar, enquanto suas notas condimentadas e cítricas combinam bem com os toques herbais do molho. O queijo encontra equilíbrio com o doce da cerveja. Uma alternativa é a cerveja Belgian Golden Strong Ale.

Lembrando que meu e-mail [email protected] está aberto para sugestões e dúvidas e que esta coluna e todas as outras já publicadas podem ser lidas no meu blog: etudocomida.tumblr.com

*Monali Bassoli é jornalista e sommelière de cerveja – [email protected]