No Canadá paleontólogos descobrem nova espécie de tiranossauro
De acordo com um artigo publicado na revista Cretaceous Research, paleontólogos da Universidade de Calgary e do Royal Tyrrell Museum, que fica no Canadá, descobriram uma nova espécie de tiranossauro chamado de Thanatotheristes degrootorum. O fóssil encontrado tem aproximadamente 79,5 milhões de anos, foi encontrado na província canadense de Alberta.
Esse, até o momento, é o tiranossaurídeo mais antigo a habitar a região norte da América do Norte.
Ainda segundo os cientistas, este fóssil tem grande importância para se entender o Cretáceo tardio, período em que o Thanatotheristes degrootorum vagava pela terra, há 66 milhões de anos.
O dinossauro foi identificado graças aos sulcos presente ao longo da mandíbula superior, com traços jamais vistos anteriormente em outros tiranossauros.
Acredita-se que o Thanatotheristes, tinha 8 metros de altura e se alimentava de outros grandes dinossauros herbívoros.
Ele também é parente de outras duas espécimes conhecidas de tiranossauros: o Daspletosaurus horneri e o Daspletosaurus torosus.
O achado foi o primeiro descobrimento nos últimos 50 anos. Isso porque os ossos, achados em 2010, foram esquecidos no Royal Tyrrell Museum até que alguns especialistas decidiram estudá-los em 2019.