No Litoral: marido faz parto da esposa em casa com ajuda por telefone
Por volta das 22h de sábado (14), em Cubatão, no litoral sul de São Paulo uma mulher entrou em trabalho de parto em sua casa, e seu marido, com auxílio do Samu por telefone, conseguiu ajudá-la a dar à luz.
Patrícia da Conceição, grávida de nove meses, estava em sua residência quando a bolsa rompeu. Ao perceber que a criança já estava para nascer, seu esposo Cláudio Pereira, ligou para o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e por telefone, começou a receber orientações de como deveria proceder até que a equipe chegasse.
Inicialmente, o Samu teria enviado uma equipe básica de atendimento, que estava mais próxima do local.
Os socorristas da unidade chegaram cerca de dez minutos depois e já encontraram a mãe dando à luz em casa com a ajuda de seu marido, seguindo as instruções do médico por telefone.
Em seguida, outra equipe de uma ambulância avançada também foi encaminhada à residência para finalizar o atendimento.
“Só tinha os procedimentos finais para serem feitos, que era receber o neném e verificar sua integridade de saúde”, afirmou o médico intervencionista do Samu que atendeu a ocorrência.
Ainda de acordo com o médico, a mulher já tinha experiência em partos anteriores, o que facilitou o processo. “Como ela já estava em sua quarta gestação e teve outros três filhos de partos normais, o processo acaba sendo mais rápido. É diferente daquela pessoa que está tendo o primeiro filho”, explicou o médico.
Segundo ele, o bebê nasceu forte e saudável. “Graças a Deus, ele estava com um padrão respiratório bom, a parte circulatória e cardiovascular boa e totalmente perfeito”, disse.
Após o parto, mãe e bebê foram encaminhados ao Hospital Municipal da cidade.