23 de dezembro de 2024
DestaquesGeral

Exemplo: mercado tailandês elimina o plástico e usa folhas de bananeira para embalar produtos

Estabelecimento comercial optou por trabalhar de forma mais sustentável e utiliza as folhas, que são grandes e resistentes, para envolver frutas, verduras e legumes.

Na tentativa de reduzir o lixo gerado por embalagens, o mercado tailandês Rimping usa folhas de bananeiras para embrulhar vegetais. Localizado na cidade de Chiangmai, o estabelecimento agrupa pimentões, vagens e alfaces dentro da folha da árvore, devido a seu tamanho, flexibilidade e resistência ao calor. Para completar a amarração, um pedaço de bambu firma a estrutura.

Além de diminuir o uso de plásticos, tal atitude é uma forma de baratear o produto, uma vez que as bananeiras são muito comuns no país, assim como no Brasil. Melhor do que promover embalagens sustentáveis, o material também pode ser utilizado para a compostagem e até mesmo para servir alimentos de uma forma charmosa.

Tal iniciativa deve servir de inspiração para outros países. Mesmo que as plantações de bananas não sejam comuns em algumas regiões, outros tipos de vegetação podem fazer a vez do material, como folhas de milho e outros tipos de vegetais abundantes.