Jaboticabal oferece suporte aos moradores de rua
Uma equipe está trabalhando na redução de danos, reinserção social e recuperação da dignidade
A Secretaria de Assistência Social intensificou os trabalhos do Serviço Especializado de Abordagem Social. Agentes sociais estão percorrendo os principais pontos com moradores de rua em Jaboticabal, oferecendo abrigo temporário, tratamento clínico e emprego, dando suporte no fortalecimento do vínculo familiar ou no retorno à cidade natal.
A aceitação da ajuda não pode ser imposta, mas está surtindo efeito, o trabalho começou há dois meses. A equipe trabalha com uma abordagem especial, primeiramente conhecendo a história e entendendo os motivos que os levaram as ruas, e só depois, a ajuda é oferecida.
Vários moradores deixaram o Lago Municipal e a Praça Dom Assis.
As ações da Secretaria de Assistência Social são individuais, “para alguns proporcionamos a reinserção no mercado de trabalho, outros apoiamos na recuperação do vínculo familiar e social e quem não é de Jaboticabal entramos em contato com as famílias. Também encaminhamos casos específicos para Secretaria de Saúde. Estamos descobrindo as potencialidades de cada um; é importante que eles se sintam apoiados e saibam que há o que fazer e para onde ir”, diz a secretária da pasta, Tatiana Pellegrini.
Na próxima semana, a equipe focará nas proximidades da Pinacoteca e na Praça dos Idosos.
Os agentes também realizam um censo e a atualização cadastral da situação de moradores em situação de rua em Jaboticabal, que serão concluídos nos próximos dias. Com os dados, será possível estabelecer novas diretrizes e um projeto mais amplo.
Mais informações sobre o serviço: (16) 3202-8301.