Fora de linha: confira quais carros serão retirados do mercado em 2019
Sete automóveis deverão sair do mercado ou ganhar uma geração inteiramente nova ao longo deste ano.
- Ford Focus
A Ford já comunicou oficialmente na Argentina, onde o modelo é fabricado, que as linhas de produção serão desativadas em maio. A gama não terá nenhum substituto direto no Brasil.
A decisão da Ford tem cunho comercial, pois os segmentos de sedãs e hatches médios têm sofrido sucessivas retrações. Desse modo, a empresa priorizará os segmentos de SUVs, que estão em alta. No Brasil, o Focus está na terceira geração. A quarta safra ficará restrita aos mercados europeu e asiático, onde já é comercializada.
- Volkswagen Space Fox
A Space Foxj á saiu de linha, mas o modelo segue à venda no Brasil, pois ainda existem veículos nas concessionárias. A perua, inclusive, consta normalmente no site comercial da Volkswagen. Porém, a comercialização será encerrada assim que os estoques chegarem ao fim.
- Fiat Grand Siena
Ainda não dá para afirmar que o Grand Siena sairá de linha em 2019, mas as chances são grandes. Um cronograma da Fiat assegura sua produção apenas até o segundo semestre. A partir de então, sua sobrevivência dependerá dos números de vendas. Ocorre que o modelo teve um desempenho comercial bastante fraco em 2018, quando somente 17.471 foram emplacadas. Esse total faz dele apenas o 45º automóvel mais comercializado do país.
- Mitsubishi Lancer
O sedã médio da Mitsubishi já está fazendo hora extra no mercado. Muita gente achava que ele não sobreviveria ao ano passado. A marca japonesa, porém, não só manteve sua produção como até lhe deu uma linha 2019. Portanto, se o Lancer vai sair de linha ou não, ainda é cedo para dizer. Mas é fato que sua situação no mercado está cada vez mais difícil: em 2018, ele teve míseras 1.633 unidades vendidas. Isso corresponde a uma média de apenas 136 veículos por mês.
A baixa aceitação se deve ao fato de o Lancer ser o mais antigo de seu segmento no país. O projeto já acumula 12 anos, uma vez que a atual geração foi lançada mundialmente em 2007. Assim como outras marcas, a Mitsubishi tem priorizado o desenvolvimento de produtos de outras categorias, como SUVs e picapes. O modelo, porém, ganhou uma atualização na China: ainda não se sabe se ela será nacionalizada.
- Peugeot 308 e 408
Muita gente acha que o 308 e o 408 já até saíram do mercado. Mas os dois seguem à venda e constam normalmente no site da marca. Isso, contudo, não significa que eles estejam conseguindo atrair compradores: em 2018, o hatch teve apenas 434 unidades emplacadas, e o sedã, 739. É muito pouco. Se a dupla vai sair de linha neste ano ou não, ainda não dá para afirmar. Mas, ao menos do ponto de vista comercial, não parece haver motivo para o fabricante insistir neles.
- Toyota Corolla
A atual geração será substituída por outra inteiramente nova. Quem está interessado no sedã deve esperar um pouco para adquirí-lo. O novo modelo, já foi, inclusive, apresentado no exterior.
A nova geração do Toyota Corolla foi totalmente reprojetada. Porém, a maior novidade será a oferta, pela primeira vez no Brasil, de uma versão híbrida. Mais que isso, ela será capaz de consumir tanto gasolina quanto etanol. Será o primeiro veículo flex com tecnologia híbrida lançado no mundo.
- Hyundai HB20
A situação do HB20 é semelhante à do Corolla: ele não vai sair de linha, mas será substituído por uma nova geração. No caso de modelos populares, é comum que o modelo mais antigo siga em produção, comercializado em um patamar inferior ao do sucessor. Isso vai acontecer, por exemplo, com o Onix e o Prisma. Porém, não deverá ser o caso do compacto da Hyundai, por questões industriais.
O novo HB20 vai manter a plataforma do modelo atual, mas com carroceria redesenhada. A mecânica sofrerá menos alterações: somente as versões turbo deverão ganhar injeção direta e câmbio automático.