Mundo: Terremoto atinge região sul da Itália
Tremor foi sentido na região de Catânia, após erupção do vulcão Etna.
Os últimos dias não têm sido fáceis para os moradores do sul da Itália. A região do vulcão Etna, que entrou em erupção na última segunda-feira (24), foi abalada na madrugada desta quarta-feira por um terremoto de 4,8 graus de magnitude. Quatro pessoas ficaram levemente feridas e vários danos em prédios antigos do país foram registrados.
De acordo com o Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia (INGV), o terremoto aconteceu a apenas um quilômetro de profundidade, em Catânia.
Na região, 11 tremores secundários também foram constatados. Uma pequena parte da estrada à beira do mar foi fechada por precaução, mas o aeroporto de Catânia, a capital da província, muito próximo do vulcão, permanece aberto.
De acordo com o INGV, após a erupção do vulcão, que aconteceu na parte lateral do Etna (a primeira em 10 anos), mais de 130 tremores aconteceram desde segunda-feira.
O Etna, com 3,3 mil metros, é o vulcão mais ativo da Europa, com erupções frequentes, conhecidas há pelo menos 2,7 mil anos. Sua última fase eruptiva foi na primavera de 2017 e a última grande erupção, no inverno de 2008/2009.