Banco do Brasil, Bradesco e Santander lideram índice de reclamações
Banco Central relaciona as instituições que mais receberam queixas em relação ao número de clientes.
Na última segunda-feira (15), o Banco Central (BC) divulga o Ranking de Instituições por Índice de Reclamações. Banco do Brasil, Bradesco e Santander lideram as estatísticas.
A relação contempla bancos com mais de 4 milhões de clientes. Pela metodologia do BC, o índice é calculado com base no número de reclamações consideradas procedentes, dividido pelo número total de clientes do banco e multiplicado um milhão.
O Banco do Brasil aparece no topo. 1.590 reclamações foram consideradas procedentes no segundo trimestre, numa base total de aproximadamente 63 milhões de clientes.
Em segundo lugar está o Bradesco, com marco de 2.151 reclamações procedentes e 95,3 milhões clientes.
O banco Santander aparece na terceira posição, tendo como resultado 933 reclamações procedentes numa base de 42,2 milhões de clientes.
Na sequência do índice, ainda considerando os bancos e as financeiras com mais de 4 milhões de clientes, aparecem também Caixa Econômica Federal, Itaú, Banrisul, Votorantim, Pernambucanas, Banco CSF, Midway e Banco do Nordeste.
Como defesa, os bancos alegam que utilizam as manifestações dos clientes e usuários para melhora contínua do atendimento, produtos e serviços, e que o foco é reduzir os índices de reclamações.