Dicas para motoristas de primeira viagem
Confira orientações básicas e importantes para manter seu veículo em bom estado
O carro está na garagem e com o tanque cheio, as malas estão prontas e o hotel está reservado. Só tem um detalhe: você nunca viajou sozinho e não tem a menor ideia de como preparar o seu carro para “cair na estrada”. Fique tranquilo, preparamos dicas simples, mas fundamentais, para você seguir viagem!
ÓLEO DO MOTOR
Verificar o nível é importante, mas isso não deve ser feito com o motor muito quente. Puxe a vareta antes de ligar o motor na garagem ou, se já estiver na rua, desligue-o e aguarde uns 10 minutos, sempre com automóvel sobre piso plano. A partir disso, você pode olhar o nível, que deve estar entre o mínimo e o máximo na indicação da vareta. Se estiver baixo, complete com o mesmo lubrificante recomendado pela fábrica
REVISÃO
Todo carro, seja zero ou usado, necessita de revisões periódicas. Motor, freios, suspensão, parte elétrica: tudo precisa ser checado, por mais que o vendedor tenha usado aquela velha estratégia de “que era carro de garagem e que foi todo revisado”. Se você comprou um carro novo, fique atento às datas das revisões indicadas pelo fabricante no manual. E trate de conseguir a indicação de um mecânico de confiança.
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ÁGUA
Você já deve ter ouvido falar que o carro precisa de água para não superaquecer. Além de água, o sistema de arrefecimento também utiliza aditivos a base de etilenoglicol para evitar “fervuras” e conservar as peças. Esse aditivo é recomendado pelo fabricante e deve ser trocado a cada 10 mil quilômetros, de acordo com o indicado pelo manual. O liquido do arrefecimento (água com aditivo) deve ser verificado com o motor frio. Se estiver pouco abaixo do nível, basta completar. Caso o nível abaixe continuamente, deve haver algum vazamento, uma junta queimada ou um cabeçote trincado (puxe a vareta do óleo: se o lubrificante estiver da cor de café com leite, é mau sinal). Leve a um mecânico para a apurar.
AR-CONDICIONADO
O ar-condicionado também precisa de cuidados. Você precisa ligar o aparelho mesmo no inverno, pelo menos uma vez por semana, para conservar o sistema. O gás do ar não “gasta” e nem tem validade. Então não caia no conto de alguns mecânicos enroladores. O gás só precisa ser trocado ou reposto quando houver problemas no sistema, como vazamentos.
GARANTIA
Caso tenha acabado de tirar o carro da concessionária, fique atento ao manual do proprietário. Parecer chato, mas é extremamente importante. Ali encontram-se informações sobre a garantia. Não fazer as revisões e usar algumas peças não recomendadas são situações que provocam a perda de garantia. Instalar som e alarme fora da concessionária, por exemplo, faz você perder a garantia do sistema elétrico. Rodas maiores podem tirar a garantia do conjunto de suspensão.