Professor usa letra de funk como método de ensino em escola do Distrito de Guariroba
Chamar a atenção dos alunos para os conteúdos didáticos que devem ser ministrados diariamente têm sido um desafio cada vez maior para os professores atuais. Por isso, os docentes procuram inovar o método de ensino aplicado em sala de aula para conquistar a atenção dos estudantes, despertando o interesse deles para os ensinamentos que precisam adquirir.
Esse foi o caso do docente Vitor Henrique Rodrigues, de 23 anos, que leciona aulas da disciplina de Matemática para a turma do Sexto Ano da escola pública “Ricieri Micali”, localizada no distrito de Guariroba, cidade de Taquaritinga (SP). No dia 14 de maio, Henrique divulgou por meio de sua rede social, um vídeo no qual mostra sua turma de alunos cantando uma música no ritmo funk, demonstrando o conceito de divisibilidade ensinado por ele. O material divulgado, que até a manhã de terça-feira (22) já ultrapassava 11 mil visualizações e mais de 80 compartilhamentos, ganhou rápida repercussão nos meios digitais.
Segundo ele, a ideia de apresentar o assunto de forma diferente surgiu “quando, em meio ao conteúdo a ser aplicado, os alunos apresentaram grandes dificuldades para conseguir de certa forma “memorizar” os critérios de divisibilidade”.
Para ele, que tem estudo e formação para um trabalho diferenciado na aplicação do conteúdo, tenta inovar os métodos de aprendizagem para conseguir dar continuidade nas aulas. Em complemento o professor ainda diz que fez a letra em parceria com os alunos e posteriormente gravou o vídeo somente para registro.
“O mais legal de tudo foi que alguns dias depois, ainda estávamos no conteúdo de critérios de divisibilidade e a sensação mais incrível do mundo, foi durante uma aula um dos alunos que participaram em uma situação problema que tinhas que resolver. Ele lembrou “um trecho” da música que falava da divisibilidade por 4, e então conseguimos resolver o problema. Resumindo, sinto-me orgulhoso de ter contribuído para a formação deles”, explica.
O professor ainda enfatiza que memorizar a letra da música não significa que o aluno aprendeu a matéria. As paródias são apenas parte do processo de aprendizagem no qual ele desenvolve.