sexta-feira, 7 agosto, 2026
spot_img

spot_img

TOP 5 DESTA SEMANA

Notícias Relacionadas

Organização: Santa Ernestina define detalhes para vacinação de animais do município

Reunião entre Prefeitura, profissionais da saúde, veterinária, setor jurídico e representante do Legislativo tratou da execução de serviço previsto em contrato municipal

A Prefeitura de Santa Ernestina realizou, na quarta-feira, 5 de agosto, uma reunião para definir os procedimentos relacionados à vacinação de animais no município. O encontro reuniu representantes de diferentes setores da administração pública, além da médica-veterinária responsável por serviços contratados pelo município e da vereadora Caroline Palamin, que também atua na proteção animal.

Participaram da reunião a veterinária Aline, que mantém contrato vigente com a Prefeitura para a realização de vacinação, castrações e atendimento de animais em situação de rua, a coordenadora de Saúde, Paula Poleto, além de Eliana, da Vigilância Sanitária, e Márcia, do setor de Vigilância Epidemiológica. Representantes do Departamento Jurídico da administração municipal também acompanharam as discussões.

De acordo com as informações divulgadas pela Prefeitura, a principal pauta foi justamente um dos serviços previstos no contrato firmado com a profissional, referente à vacinação dos animais. Durante o encontro, os participantes discutiram aspectos necessários para organizar a execução da iniciativa e estabelecer como o atendimento será disponibilizado no município.

Como resultado da reunião, foram definidos o local e detalhes relacionados à vacinação. As informações específicas sobre o funcionamento da ação, como datas, horários, critérios para atendimento e demais orientações aos responsáveis pelos animais, deverão nortear a organização do serviço e sua divulgação à população.

A reunião também colocou em diálogo áreas diretamente relacionadas à saúde pública, vigilância sanitária, vigilância epidemiológica e proteção animal, permitindo que questões administrativas e jurídicas fossem consideradas antes da execução da iniciativa.

A vereadora Caroline Palamin participou do encontro por também integrar o grupo de protetoras de animais de Santa Ernestina, contribuindo para as discussões relacionadas às demandas existentes no município.

Além da vacinação, o contrato mencionado pela administração contempla serviços de castração e atendimento de animais de rua. Essas ações integram as medidas municipais direcionadas à causa animal, envolvendo tanto cuidados veterinários quanto questões relacionadas ao controle populacional e à saúde coletiva.

Com as definições estabelecidas durante a reunião, a expectativa é de que a administração municipal avance na organização da vacinação e informe à população os procedimentos necessários para participação na ação.