Espingardas de calibres variados e munição foram localizadas em quarto da casa; material ficará apreendido para verificação registral
A Polícia Militar apreendeu quatro armas de fogo e um cartucho durante atendimento a uma ocorrência na noite de 23 de fevereiro, na Vila Negri, em Taquaritinga. Embora a equipe tenha sido acionada inicialmente para apurar um desentendimento familiar, a atenção dos policiais voltou-se, sobretudo, para a presença de armamento dentro da residência, fato confirmado pela própria moradora. A localização das armas passou a ser o ponto central da atuação policial e originou novo procedimento na Delegacia de Polícia.
Segundo o boletim registrado, a equipe foi acionada às 21h24 e encontrou os envolvidos relatando uma discussão doméstica. Durante a conversa, a esposa de um dos envolvidos, informou que havia armas no imóvel. A partir dessa indicação, os policiais iniciaram averiguação nos cômodos da casa e localizaram, em um dos quartos, três espingardas calibre 32, uma espingarda calibre 36 e um cartucho calibre 32, todos de uso permitido.
O material foi apreendido e apresentado na delegacia, onde o delegado de plantão analisou as circunstâncias. Márcio afirmou que o armamento pertencia ao pai já falecido e permanecia guardado no local como parte do acervo hereditário. De acordo com o despacho da autoridade, não há indícios de aquisição recente, comércio irregular ou uso das armas para práticas criminosas, o que afastou a hipótese de flagrante por posse irregular de arma de fogo.
Ainda assim, seguindo os critérios de proporcionalidade, intervenção mínima e ofensividade, o delegado determinou a apreensão cautelar das armas para verificação registral e instaurou Inquérito Policial por portaria. O objetivo é confirmar a origem e a situação documental do armamento, além de apurar eventual infração prevista no Estatuto do Desarmamento.
A vítima também foi orientada sobre o prazo legal de seis meses para eventual representação criminal em outra natureza da ocorrência, caso deseje prosseguir.
A apreensão reforça a necessidade de regularização e guarda adequada de armas mantidas em residências, principalmente quando pertencentes a familiares falecidos e não registradas em nome dos atuais detentores. A Polícia Civil dará continuidade às investigações até que todos os elementos sejam devidamente esclarecidos.



