Olá queridos leitores!
No Conecte e Cozinhe de hoje temos uma receita cheia de técnicas, mas super gostosa de fazer e comer: Risotto à Carbonara.
Primeiro, gostaria de começar falando um pouco do que é o tal do “Carbonara”.
Originalmente, é um tipo de massa cremosa por conta da técnica de preparo com gemas e queijo parmesão.
Nasceu na Itália, mas a história possui diversas versões, como por exemplo o nome que está ligado às fuligens por conta de tradições dos carvoeiros, a pimenta do reino seria a representação. Outras versões contam que o bacon (ou Guanciale) e os ovos eram ingredientes de fácil acesso durante a Segunda Guerra e os soldados utilizavam para cozinhar.
Independente da sua origem, é um dos pratos mais apreciados mundialmente, sendo até temido por algumas pessoas por considerarem que as gemas não teriam tempo de cozimento suficiente.
Mas eu garanto: não tem gosto de ovo!
Juntar o processo do Carbonara com o do risotto é uma experiência complexa e de certa forma divertida, então, eu te ensino como fazer!

Ingredientes:
100g de arroz para risotto
50ml de vinho branco seco
500ml de caldo de legumes (ver receita já publicada no Conecte e Cozinhe)
50g de bacon em cubos
100g de queijo parmesão ralado
2 gemas
1 colher de manteiga
Pimenta do reino a gosto
Sal a gosto
Preparo:
Doure bem o bacon cortado em cubos, caso ele solte muita gordura, elimine uma parte. Acrescente o arroz e deixe refogar por cerca de 3 minutos, sempre mexendo. Coloque o vinho branco e deixe evaporar por completo. Comece a colocar o caldo de legumes aquecido, sempre cobrindo o arroz. Faça esse processo de 2 a 3 vezes, sempre mexendo para incorporar no arroz. Quando já estiver quase no ponto (que é quando o arroz ainda está um pouco durinho “all dente”) faça a “temperagem” das gemas colocando o caldo quente nelas e mexendo bem antes de misturar no arroz. Coloque as gemas no risotto, com a temperatura bem baixa e sempre mexendo para não coagular.
Finalize com o queijo ralado e uma colher de manteiga.
Veja o vídeo da receita no nosso Instagram @paniceapisgastronomia e @jornalodefensor




