22 de novembro de 2024
DestaquesGeralRegião

Novo avião militar da Embraer quase cai no interior de São Paulo

Aeronave teve deslocamento da gravidade durante manobras em voo de testes

Um incidente envolvendo o novo avião militar da Embraer quase terminou em tragédia durante um voo de testes, segundo o site especializado Aero Magazine. A informação dá conta que o protótipo 1 do programa KC-390, o PT-ZNF, estava voando nos arredores de Gavião Peixoto, no dia 12 de outubro, quando houve deslocamento do centro de gravidade durante uma das manobras do ensaio em voo.

O site Aero Magazine diz que a aeronave realizava voos de teste em condições imediatamente anteriores à perda de estabilidade (o chamado pré-estol) e com formação de gelo, mantendo uma atitude de voo (ângulo de ataque) mais pronunciada do que a habitual em condições similares. Por uma falha ainda por se esclarecer, um dos equipamentos utilizados para aferição dos dados do ensaio se desprendeu, correndo para a parte posterior do compartimento de carga e desbalanceando o avião, que já se encontrava em um voo crítico.

Com o rápido deslocamento do centro de gravidade, o KC-390 girou no próprio eixo enquanto perdia altura. Os pilotos conseguiram recuperar a aeronave a pouco mais de 1.000 pés em relação ao terreno, o que significa cerca de 300 metros.

Nota da Embraer

“Um protótipo do avião de transporte multimissão KC-390 realizou na manhã de quinta-feira, 12 de outubro, ensaios em voo para situação de estol, que resultam em perda de altitude da aeronave, devido à diminuição da força de sustentação, como parte da campanha de testes para certificação.

Em razão das manobras efetuadas e seguindo os protocolos estabelecidos, a tripulação solicitou retorno antecipado à base, pousando normalmente no aeródromo da companhia em Gavião Peixoto (SP) onde a campanha de ensaios é realizada.

A entrada em serviço do KC-390 está prevista para acontecer em 2018, conforme o cronograma do programa. Atualmente, dois protótipos do KC-390 somam mais de 1.300 horas de voo”.

*Com informações aeromagazine

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu Aceito a Política de Privacidade