Sobe & Desce – Chegamos ao final de mais um ano!
Sobe – Chegamos ao final de mais um ano! Esta é a última edição de O Defensor em 2024. Neste ano, apresentamos aos nossos leitores uma gama de matérias sobre os mais variados assuntos. Em especial, as relacionadas à política municipal, principalmente devido à realização do pleito de outubro, no qual Dr. Fúlvio Zuppani e Roberto Palomino saíram vitoriosos.
Desce – Infelizmente, muitas matérias não foram sobre assuntos agradáveis. Isso porque o cenário político do nosso município não é dos melhores. Na verdade, é péssimo! Por sorte, chega ao fim uma das mais desastrosas administrações da história de nossa cidade. Aquilo que há quatro anos começou com a continuidade de uma primeira boa administração da dupla Mársico/Coelho da Rocha chega ao fim com um afastado pela Justiça, o outro renunciante, e o comando nas mãos do presidente da Câmara.
Sobe – A expectativa agora é que a nova gestão, com muita força de vontade e determinação, consiga colocar em ordem os destinos de nossa cidade, que hoje está cheia de incertezas e sem nenhum planejamento. Dr. Fúlvio já sabe como funciona a máquina pública e tem experiência adquirida em sua primeira gestão. A população aguarda com ansiedade o início da mesma!
Desce – A situação vivida pelo município é uma das mais conturbadas e, infelizmente, no apagar das luzes, quem sofre são os servidores públicos, tanto os inativos quanto os ativos, que reclamam pela falta de pagamentos por parte da municipalidade.
Sobe – E como em momentos mais críticos, aposentados e servidores da ativa exerceram seus direitos democráticos e foram cobrar seus direitos. Muitos, expressando palavras de ordem, cobravam dos atuais gestores o pagamento do 13º salário, cartão-alimentação e outros benefícios. Que situação!
Desce – No Paço Municipal, não se encontrava nem o prefeito em exercício nem o secretário responsável pela pasta. Por sorte, um secretário mais preocupado com a situação colocou a “cara a tapa” e foi o porta-voz das explicações para o grupo que lá estava.
Sobe – Na última quinta-feira, 19 de dezembro, a Justiça Eleitoral promoveu a diplomação dos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores das quatro cidades que compõem a nossa comarca. Em um evento rápido, a chefe de Cartório Eleitoral da Comarca de Taquaritinga, Adriana Cassola Fricelli, entregou os certificados aos eleitos.
Desce – Ainda falando sobre a falta de pagamento aos servidores municipais, quem mais sofre com tudo isso é o comércio local, que, mesmo em uma época festiva como o Natal e Ano Novo, sofre pela falta de dinheiro na praça. Vale lembrar que a prefeitura é o maior empregador do município.
Sobe – Nos últimos dias, o prefeito Luciano Azevedo determinou que sua equipe do DSM realizasse diversos melhoramentos em praças públicas localizadas em pontos centrais da cidade.
Desce – Porém, em praças e setores públicos da periferia, a situação continua a mesma de meses atrás: mato acumulado, deixando os locais cada vez mais abandonados. Triste realidade.
Sobe – A vereadora Professora Miriam Ponzio (PT) encaminhou requerimento ao Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAET – de Taquaritinga, solicitando várias informações a respeito da Estação de Tratamento de Esgoto “Engenheiro José Roberto – Zeco – Veiga”, na sessão ordinária realizada na segunda-feira (16).
Desce – Segundo Miriam, moradores dos bairros Santa Cruz, Jardim do Bosque, Residencial Sobral I, Jardim Santo Antônio e Jardim Micali reclamam, insistentemente, do mau cheiro vindo da estação de tratamento de esgoto.
Sobe – Várias empresas, assim como órgãos públicos, pagaram na sexta-feira (20) a segunda parcela do 13º salário dos seus funcionários, fato que acabou sendo benéfico para o comércio de Taquaritinga, que recebeu muita gente em seus estabelecimentos para as compras de Natal.
Desce – Ainda não se tem informações oficiais e concretas por parte da Câmara Municipal sobre quais vereadores estarão concorrendo à presidência da Mesa Diretora para a gestão 2025/2026. A eleição será dia 1º de janeiro, logo após a posse do prefeito, vice e vereadores.
Sobe – As reuniões com representantes da futura administração municipal continuam sendo realizadas, trazendo um sinal de preocupação em relação ao que será encontrado assim que assumirem seus cargos a partir de janeiro de 2025.
Desce – É comum ouvir propaganda pela cidade dizendo: “pamonhas, pamonhas, pamonhas. Pamonhas de Piracicaba”. E a população complementando: “buracos, buracos, buracos. Buracos em Taquaritinga”.
Sobe – Não poderíamos deixar de enviar aos leitores e internautas votos de Feliz Natal e um Ano Novo repleto de realizações. Que todos possam comemorar com muita alegria, fartura à mesa e muito amor entre as famílias.
Desce – Nossos desejos são de que tudo possa transcorrer bem neste final de ano, na certeza de que estaremos bem mais revigorados em 2025. Abraço a todos.