Economia operacional: Prefeitura de Taquaritinga define novos horários de atendimento para o fim de ano
Medida busca adequação às demandas operacionais e redução de custos na administração pública.
A Prefeitura de Taquaritinga publicou nesta quinta-feira (5) o Decreto nº 5.837, que define os horários de atendimento ao público nas repartições municipais entre os dias 9 e 31 de dezembro de 2024. A iniciativa, assinada pelo prefeito em exercício Luciano José de Azevedo, tem como objetivo ajustar o funcionamento dos serviços públicos às necessidades da população, ao horário da rede bancária e ao comércio, além de atender a diretrizes de economia operacional.
De acordo com o decreto, os horários para as repartições públicas serão reduzidos, com atendimento ao público das 7h às 13h na maioria das unidades, incluindo o Paço Municipal, escolas, unidades de saúde e secretarias municipais. Exceções foram feitas para creches municipais, que funcionarão até as 17h, e o Centro Médico de Especialidades, que terá horários diferenciados em dias alternados.
Os serviços essenciais, como a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h), fiscalização, velórios, cemitério, limpeza pública e coleta de lixo, permanecerão com suas atividades ininterruptas para garantir atendimento integral à população. Órgãos autônomos, como o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Taquaritinga (SAAET) e o Instituto de Previdência do Servidor Municipal (IPREMT), determinarão seus próprios horários de funcionamento.
A medida também prevê a possibilidade de extensão dos horários em setores específicos caso seja necessário para o fechamento do exercício financeiro de 2024 e a preparação para 2025. Segundo o decreto, os secretários municipais seguirão em regime de dedicação integral, sem jornada fixa, para assegurar a eficiência das operações administrativas.
O ajuste nos horários é uma ação alinhada ao Decreto Municipal nº 5.828, que estabelece medidas de contenção de despesas na administração pública. Com isso, a prefeitura reforça o compromisso com a gestão responsável e com a continuidade da prestação de serviços, mesmo em um período de ajuste operacional.
O decreto já está em vigor e pode ser consultado na íntegra nos canais oficiais da Prefeitura de Taquaritinga. A população levanta uma série de questionários a respeito do decreto. A mais comentada é que se a medida é para economia, porque não implementada a meses? E não só agora a dias do final desta gestão!