19 de dezembro de 2024
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Artigo: Outubro Rosa e o Marketing

É curioso como os símbolos podem ultrapassar as barreiras da língua e envolver o público através de uma mensagem. E é exatamente isso que acontece com o laço cor-de-rosa usado na campanha contra o câncer de mama.

Usado a primeira vez, nos anos 90, pelos corredores de uma espécie de maratona de rua promovida pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, nos Estados Unidos, tinha o objetivo de arrecadar fundos no combate à doença. Ideia essa que, facilmente foi disseminada pelo mundo na forma de mensagem, formato e cor.

Essa ação de marketing vem apresentando um engajamento significativo nos últimos anos. Em todos os meses de outubro há um alto número de pesquisas no Google sobre palavras relacionadas à doença, assim como nome de profissionais da saúde pertinentes ao caso.

Isso demonstra que campanhas de marketing bem-sucedidas como essa, não somente contribuem com a disseminação de notícias relacionadas à prevenção, como podem ser usadas para amparar mulheres que estão passando por um momento difícil relacionado à doença.

Você sabe como poderia incorporar a cor rosa à sua marca e materiais de marketing?

Através da criação de uma versão rosa do seu logotipo, uso de elementos visuais rosa em seu site e redes sociais, e até mesmo a criação de produtos ou embalagens especiais na cor rosa.

Ao fazer isso, você não apenas mostrará seu apoio à causa, mas também estará se destacando e chamando a atenção dos consumidores durante o mês de conscientização.

O câncer de mama é o tipo mais comum que afeta as mulheres de todo o mundo e também o responsável por mais óbitos. Você já se perguntou quantas delas estão nesse momento sendo afetadas pela doença? E quantos possíveis casos atingirão alguma colaboradora da empresa, ou do seu cliente?

Com uma campanha de marketing mundial forte e recorrente, acaba sendo muito mais perspicaz e eficiente para as empresas surfarem nessa onda e difundirem os assuntos sobre o Outubro Rosa.

Por consequência, ações de endomarketing acabam sendo um expoente e não se limitam a distribuição do laço cor-de-rosa.

É interessante investir em campanhas internas, como: O dia de todos vestirem rosa, debates com profissionais da área dentro da empresa, e- mail marketing, disparado a todos os funcionários, disponibilidade da caixinha de perguntas voltadas aquelas mulheres mais introspectivas ou com algum medo de se manifestar, iluminação da fachada da empresa com rosa, São milhares de casos por ano. E quanto mais cedo a doença for detectada, maiores são as chances de cura.

Por isso, a conscientização e a educação são tão importantes. Também é importante divulgar dicas práticas para a prevenção ao câncer de mama como:

  • Optar sempre por hábitos saudáveis.
  • Frequentar o médico regularmente.
  • Manter a mamografia sempre em dia.
  • E fazer o autoexame regularmente.

O outubro rosa ganhou um mês inteiro de atenção especial, tudo isso para reforçar as mulheres a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, encorajar as mesmas ao autoexame e consultas periódicas, quebrar tabus ao tema existente na sociedade, mostrar o exemplo de mulheres que já venceram a doença, além do apoio psicológico a quem porta o câncer de mama.

Dessa forma, o marketing está presente para, como sempre, agregar um valor importante ao acesso e a difusão da boa informação, e que nesse caso pode até salvar vidas.

Criação de conteúdo educativo sobre a prevenção e detecção precoce do câncer de mama.

Uma maneira de fazer a diferença durante o Outubro Rosa é educar seu público sobre a importância da prevenção e detecção precoce do câncer de mama. Você pode criar conteúdo educativo, como artigos, infográficos ou vídeos, que abordem os sinais de alerta do câncer de mama, medidas preventivas e a importância do autoexame e mamografia regular. Ao fornecer informações valiosas e precisas, você estará capacitando as pessoas a cuidarem de sua saúde e contribuindo para a conscientização sobre o câncer de mama.

Engajar o seu público nas redes sociais para o Outubro Rosa.

As redes sociais são uma ferramenta poderosa para aumentar a conscientização sobre o câncer de mama durante o Outubro Rosa. Você pode criar campanhas nas redes sociais usando a hashtag #OutubroRosa e incentivar seus seguidores a compartilhar suas histórias, fotos ou mensagens de apoio. Além disso, você pode realizar concursos ou sorteios relacionados ao Outubro Rosa, oferecendo prêmios especiais aos participantes. Certifique-se de criar conteúdo envolvente e emocionalmente conectado à causa, incentivando seu público a se envolver e compartilhar sua mensagem.

Parceria com influenciadores e embaixadores de marca para o Outubro Rosa

Uma maneira eficaz de alcançar um público maior durante o Outubro Rosa é por meio de parcerias com influenciadores e embaixadores de marca. Essas pessoas têm uma base de seguidores fiéis e uma voz poderosa nas redes sociais. Ao colaborar com influenciadores que compartilham os mesmos valores e estão comprometidos com a conscientização sobre o câncer de mama, você estará alcançando um público mais amplo e aumentando o impacto de suas ações de marketing. Certifique-se de selecionar influenciadores que tenham uma conexão genuína com a causa e que possam transmitir sua mensagem de forma autêntica.

E sua empresa, está trabalhando com uma campanha de outubro rosa de forma efetiva? Precisa de ajuda? Conte com a W DIGITAL nessa jornada.