21 de novembro de 2024
GeralSobe & Desce

Sobe & Desce – Taquaritinga cumpriu seu dever cívico

Sobe – No último domingo, 6 de outubro, a população de Taquaritinga cumpriu seu dever cívico e elegeu seus representantes que a partir de 2025 irão comandar os destinos da cidade. O ponto alto da eleição ficou por conta da rápida contagem dos votos pelo Cartório Eleitoral e a divulgação dos vitoriosos por volta das 18h40, cerca de 1h30 após o fechamento das urnas.

Desce – Mesmo com os ataques, ofensas e agressões que aconteceram durante o período eleitoral, o domingo, dia de votação, foi praticamente tranquilo, exceto alguns entreveros corriqueiros tradicionalmente existentes na cidade. Tudo aconteceu dentro da mais tranquila ordem. Graças a Deus!

Sobe – Assim como era esperado e amplamente comentado entre a população, o médico Dr. Fulvio Zuppani sagrou-se vitorioso do pleito. Com 6.690 votos, o médico, juntamente com o empresário Roberto Palomino, alcançou 25,41% dos votos válidos na cidade.

Desce – Por outro lado, um total de 10.180 eleitores não compareceram às urnas, somados a mais 1.324 votos brancos e 1.134 votos nulos. Isso mostra que uma boa parcela da população não exerce seu papel democrático e verdadeiro na escolha de seus representantes. Devemos lembrar que muitas pessoas lutaram e até perderam suas vidas para que, hoje, nós tivéssemos o direito de votar.

Sobe – Já a grande surpresa desta eleição fica por conta da expressiva votação de Aristeu Silva, que conquistou 5.912 votos, um total de 22,46% dos votos válidos. Deixando para trás o atual prefeito em exercício, Bombeiro Luciano Azevedo, que acabou ficando na terceira colocação. A cada eleição que passa, Aristeu angaria mais votos, e desta vez, apenas 779 votos o separaram da vitória.

Desce – Já, por outro lado, uma das grandes decepções ficou por conta da votação do empresário Caio Forcel, que somou apenas 619 votos. Muito abaixo dos 4 mil atingidos na eleição de 2020, quando disputou um cargo na Alesp. Moço novo, certamente irá se reinventar e estará mais preparado e estruturado para 2028.

Sobe – Outro destaque positivo desta eleição, e que certamente será muito bem utilizado pelo MDB e pela nova gestão, será a futura vereadora Lívia Zuppani. Filha do Dr. Fulvio, Lívia garantiu 685 votos, sendo a terceira mais votada na última eleição e a primeira dentro de seu partido.

Desce – Agora esperamos que as forças políticas do município deixem a eleição para trás e pensem no bem comum de nossos cidadãos, tendo em vista que o município precisará, e muito, de recursos externos para conseguir realizar o básico.

Sobe – A eleição de quatro mulheres taquaritinguenses para integrar o Legislativo a partir de 2025 merece ser destacada da melhor maneira possível. Desta vez, deram o recado e chegaram lá.

Desce – Por outro lado, a reeleição de apenas dois vereadores, num total de treze, dá mostras, realmente, da insatisfação dos taquaritinguenses em relação à gestão legislativa 2021/2024.

Sobe – A vereadora professora Miriam Ponzio, do PT, surpreendeu de maneira positiva nas eleições municipais, reelegendo-se em primeiro lugar nos votos conquistados, beirando os mil, ou seja, 998 votos.

Desce – Decepcionante, em todos os aspectos, a sessão ordinária realizada na segunda-feira (7) pelos vereadores de Taquaritinga. Durou apenas 20 minutos. Nem mesmo no chamado “Tema Livre”, os perdedores da eleição tiveram a coragem de agradecer os votos recebidos.

Sobe – O MDB de Taquaritinga, que participou com chapa pura nas eleições municipais, deve ser considerado o grande campeão do pleito, pois, além do prefeito e vice, mais quatro vereadores conseguiram se eleger para a próxima gestão.

Desce – A votação do atual prefeito nas eleições municipais, colocando-o na terceira posição, deve tê-lo deixado bastante frustrado e decepcionado. Ficou bem atrás do prefeito eleito e do segundo colocado.

Sobe – Dois candidatos a vereador do MDB que participaram do pleito municipal no domingo passado têm todas as chances de ser o futuro presidente do Legislativo na próxima gestão. Aliás, um deles é o atual presidente da Mesa Diretora e o outro já comandou a Câmara em anos passados.

Desce – Alguns nomes que eram cotados para garantir uma vaga no Legislativo não obtiveram o êxito que se esperava deles. Fica claro que a população, muitas vezes, não aposta nos mais conhecidos e mais populares, mas sim naqueles que têm propostas e ideias para nossa cidade.

Sobe – Ao que tudo indica, apenas uma chapa irá concorrer às eleições da Diretoria e Conselho Fiscal do Clube Atlético Taquaritinga – CAT – no próximo dia 1º de novembro. A chapa deverá ser encabeçada pelo atual presidente do Leão, Diego Rodrigues. As inscrições vão até o dia 28 de outubro.

Desce – Seria interessante e oportuno que a maioria dos vereadores que participou das eleições semana passada, em busca da reeleição, desse um alô aos eleitores de Taquaritinga que votaram em suas candidaturas. Na reunião passada, com exceção de um ou dois, nenhum outro usou a tribuna da Câmara para agradecer.