25 de dezembro de 2024
CidadeGeralMomento Mulher

Empoderamento feminino: Motoristas de caminhão se destacam no programa de vagas afirmativas para mulheres da Maqmóveis

Empresa investe em programa de inclusão, mas profissionais femininas representam apenas 6% dos motoristas de caminhão no Brasil.

Mulheres que trabalham como motoristas profissionais ainda são exceção no mercado: não é raro sermos surpreendidos por uma taxista ou motorista de aplicativo do sexo feminino, enquanto os profissionais do sexo masculino já são a regra há anos. Mas ainda mais inesperado é encontrar mulheres dirigindo ônibus e caminhões. E as estatísticas comprovam esse fato: segundo dados compilados pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), instituição social sem fins lucrativos dedicada a ações para redução de ocorrências no trânsito brasileiro, do total de condutores da categoria “C” no Brasil – que habilita para dirigir caminhões – apenas 6% são mulheres. Já na categoria “D”, para ônibus, os números são ainda menores: apenas 4,9% do total de habilitados são de condutoras.

As mulheres motoristas de caminhão da Maqmóveis

Esse cenário, entretanto, vem mudando nos últimos anos. No Estado de São Paulo, por exemplo, os dados do Departamento de Trânsito (Detran) mostram que houve um crescimento de 10% no número de mulheres que trabalham com registro profissional na carteira de motorista. Em 2022, eram 1,39 milhão de mulheres com essa atividade, e em 2024 esse número subiu para 1,54 milhão. Em contrapartida, o total de homens que exercem atividade remunerada passou de 4,2 milhões para 4,4 milhões no mesmo período.

A Maqmóveis é uma das empresas que vem contribuindo com essa mudança através de um programa de vagas afirmativas voltado para a contratação de mulheres. Com essa iniciativa, a empresa reforça seu compromisso com a diversidade e a inclusão no ambiente de trabalho, promovendo o empoderamento feminino. Além das motoristas, a Maqmóveis também já tem mulheres comandando empilhadeiras, trabalhando como soldadora e técnicas de segurança, redutos de trabalhadores do sexo masculino.

Motoristas da Maqmóveis

Até agora, são três mulheres contratadas como motoristas na Maqmóveis. Todas lideradas por Marcos Chueco, que é consultor de Logística da empresa. “Eu sempre quis ter uma ala feminina na área de transportes, mas não é fácil encontrar essas profissionais. Neste ano intensificamos as buscas e encontramos as atuais contratadas, que trabalham cada uma com diferentes tipos de veículos, de acordo com as experiências prévias”, conta Marcos.

Aos poucos, elas vão sendo treinadas para o trabalho com veículos maiores e para cobrir distâncias maiores, pois quase todas estavam acostumadas somente a percorrer pequenos trajetos. Marcos, que é especialista em formar esse tipo de condutor – ele já treina motoristas há mais de 20 anos – está muito satisfeito com o resultado: “as mulheres são muito cuidadosas, prestam muita atenção ao trabalho e encaram tudo que é proposto”.

Mesmo sendo um ambiente masculino, a recepção a elas foi a melhor possível, “há muita interação, troca de ideias e informação sobre os trajetos e as manobras. Todos se ajudam muito, o clima entre os condutores e condutoras é de camaradagem”, acrescenta Marcos. O tratamento é igual para todos: “falamos com todos no mesmo tom, as solicitações são feitas da mesma forma para não haver nenhuma diferenciação entre os homens e mulheres”.

A contratação de mulheres motoristas de caminhão é mais uma ação pioneira da Maqmóveis. “O setor é muito machista, em geral é difícil as empresas quererem contratar, mas a iniciativa já repercutiu em Taquaritinga, cidade onde fica a sede da Maqmóveis. Nos postos de combustível e oficinas mecânicas, o pessoal me pergunta: ‘e mulher sabe dirigir caminhão?’ Lógico que sabe!”, conta Marcos. Com a novidade se espalhando, já há outras empresas seguindo a ideia. Segundo o consultor, outros negócios estão sondando as profissionais disponíveis. “Isso nos deixa satisfeitos, pois estamos conseguindo mudar a visão da comunidade local em relação às vagas para mulheres motoristas. Isso mostra que nossa ‘semente’ está dando frutos!”, relata Michele Godoy, gerente de Recursos Humanos da empresa.

Segundo Michele, o programa de vagas afirmativas nasce do reconhecimento, por parte da empresa, da importância de oferecer oportunidades iguais para todos e todas. “Sabemos que há grupos que enfrentam desafios históricos e estruturais na hora de acessar o mercado de trabalho, e queremos ser uma ponte para superar essas barreiras”, diz.

Caminhão Maqmóveis

No escopo do programa, está a contratação de mulheres, e mulheres pretas para diversas vagas. Inicialmente, em abril deste ano, a empresa abriu somente uma vaga para motorista mulher, mas com a ajuda de Marcos Chueco na seleção, acabaram chegando nas três candidatas que hoje são parte do time de motoristas da Maqmóveis.

Além de inspirar outras empresas a seguir o mesmo caminho, o programa de vagas afirmativas traz benefícios para o clima interno da empresa: “todos os colaboradores estão se beneficiando num ambiente mais equitativo, com oportunidades de crescimento e desenvolvimento que antes não estavam igualmente disponíveis. Além disso, esse esforço tem fortalecido nossa reputação como uma empresa que valoriza e promove a diversidade, o que é refletido no aumento da satisfação e engajamento de todos e todas”, finaliza Michele.