23 de novembro de 2024
GeralNossa Palavra

Nossa Palavra – Confiança dos empresários industriais atinge maior nível em quase dois anos, aponta CNI

Setor industrial brasileiro demonstra otimismo, com 26 de 29 setores confiantes em setembro, segundo o ICEI.

Em setembro de 2024, a confiança dos empresários industriais brasileiros registrou o maior nível em quase dois anos, com 26 dos 29 setores industriais demonstrando otimismo. Os dados foram divulgados pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) nesta segunda-feira (23), por meio do Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) Setorial. Este é o maior número de setores confiantes desde outubro de 2022, refletindo uma mudança na percepção dos empresários em relação à economia do país.

De acordo com Marcelo Azevedo, gerente de Análise Econômica da CNI, o aumento da confiança está diretamente relacionado à melhoria das condições econômicas percebidas pelos empresários. “A confiança está bastante espalhada entre os setores industriais. A avaliação dos empresários sobre as condições atuais, especialmente da economia brasileira, vinha limitando o otimismo, mas isso tem melhorado nos últimos meses”, explica Azevedo.

Na comparação entre agosto e setembro, o ICEI de 21 setores registrou aumento. Seis setores que anteriormente não demonstravam confiança passaram a apresentar uma visão otimista: Metalurgia, Couro e artefatos de couro, Máquinas e equipamentos, Produtos de metal, Biocombustíveis e Equipamentos de informática, eletrônicos e ópticos.

No entanto, a confiança diminuiu em sete setores, o que fez com que Serviços especializados para a construção e Madeira passassem de um patamar positivo para negativo. Em um setor, o ICEI permaneceu estável.

O aumento da confiança foi observado em todas as regiões do país, com destaque para o Sul, que registrou a maior alta, de 2,3 pontos. A indústria da região não apresentava um índice de confiança tão elevado desde abril. No Nordeste, o índice subiu 2,2 pontos, seguido por aumentos no Norte (+1,6 ponto), Sudeste (+1,3 ponto) e Centro-Oeste (+0,7 ponto). Com isso, todas as regiões do Brasil fecharam o mês de setembro com otimismo.

O índice também avançou entre empresas de diferentes portes. As indústrias de médio e grande porte tiveram um aumento de 1,7 ponto, enquanto nas pequenas o índice subiu 0,9 ponto. O resultado indica que, independentemente do porte, o sentimento de confiança está mais intenso entre os empresários.

Para esta edição do ICEI Setorial, a CNI entrevistou 1.870 empresas entre os dias 2 e 11 de setembro de 2024, sendo 738 de pequeno porte, 678 de médio porte e 454 de grande porte. O levantamento reforça a recuperação do otimismo no setor industrial, com impactos positivos previstos para a atividade econômica nos próximos meses.