9 de janeiro de 2025
CidadeGeralPolítica

Câmara Municipal de Taquaritinga delibera sobre Projetos de Lei em primeira sessão de 2024

Vereadores discutem propostas que impactam concessão de benefícios aos servidores.

Na última segunda-feira, 6 de fevereiro, a Câmara Municipal de Taquaritinga (SP) realizou a primeira sessão ordinária de 2024, marcada por intensos debates e análises de projetos de lei que impactam a concessão de benefícios aos servidores municipais. Dentre os temas discutidos, dois projetos se destacaram na Ordem do Dia.

Foto: Gabriel Bagliotti / O Defensor

 

Projeto de Lei Complementar n.º 6.078/2023 – Poder Executivo

O primeiro projeto em pauta, de autoria do Poder Executivo, propõe a revogação da Lei Complementar 4.615, de 2019, que autorizou a concessão de gratificação por atividade de plantão na UPA 24 Horas. Segundo as justificativas apresentadas, outras categorias também buscam esse benefício, mas a falta de disponibilidade financeira compromete a atendimento desses pleitos. O vereador Luís Carlos da Vila solicitou pedido de vista para análise mais detalhada.

Projeto de Lei n.º 6.073/2023 – Poder Executivo

O segundo projeto, também do Poder Executivo, busca alterar dispositivo da Lei Municipal n° 1128, de 15 de setembro de 1970, que trata do regime jurídico dos funcionários públicos municipais. A proposta diz respeito à concessão de insalubridade com base no menor salário pago pelo município, em vez dos vencimentos da categoria do servidor. O critério do salário mínimo é comum em entes administrativos como União e Estado, a menos que exista acordo coletivo, conforme a Consolidação das Leis do Trabalho. A nova regra valerá para os adicionais de insalubridade concedidos após a aprovação do projeto. O vereador Luís Carlos da Vila também solicitou pedido de vista para este projeto.