Nossa Palavra – A festa natalina está chegando
Faltam poucos dias para o Natal e um dos assuntos mais comentados nos grupos e reuniões familiares é sobre a comida natalina. Farofa, peru assado, arroz de festa, carnes especiais, rabanadas e diversas sobremesas irresistíveis. Essas são algumas das tentações que estarão presentes nas mesas.
Para parte desse conglomerado, o problema é como fica a dieta. Porém, de acordo com especialistas, é possível saborear os pratos tradicionais da época e ainda incluir receitas que farão bem à saúde. Para isso acontecer, basta substituir alguns ingredientes.
No preparo das carnes, por exemplo, a dica de especialistas é não usar temperos prontos que contém excesso de sódio. Prefira ervas naturais, como alecrim, louro, orégano, cebolinha, hortelã, salsa, que são encontradas com facilidade.
Outra dica importante é deixar o refrigerante de lado para ter uma ceia mais saudável. Ele contém excesso de sódio e açúcar. É uma bebida industrializada sem benefício para o corpo. O mais interessante é trocá-lo por um suco de fruta ou mesmo água de coco.
Já na sobremesa, a dica é investir nos derivados de coco. No lugar do óleo de soja, use óleo de algodão ou de coco.
E, por fim, lembre-se que depois das ceias de Natal e Ano Novo, a vida volta ao normal e suas taxas de açúcar no sangue, de gordura, entre outros, precisam estar de acordo com um corpo e mente saudáveis.