Nossa Palavra – Maio, mês das Mães
É comum, no mundo contemporâneo, a comemoração do Dia das Mães no segundo domingo de maio. A data se tornou sinônimo de afeto, carinho e consideração pelas genitoras. O Dia das Mães é uma data de singular importância para o mundo ocidental, sobretudo por reforçar os vínculos familiares.
Ser mãe não é fácil. É preciso saber cuidar e administrar toda uma família, conciliar o trabalho com seus afazeres do lar e sua vida social. É enfrentar as dificuldades com um salto nos pés e um sorriso no rosto, sabendo que no final tudo sempre dá certo. Ser mãe é dar um amor incondicional sem esperar nada em troca, é ensinar o caminho que deve ser trilhado por seus filhos sem querer soltar de suas mãos. Ser mãe é ter cuidado, carinho e devoção.
Todas essas mães heroínas sabem fazer tudo isso com a graça que só uma mulher que já passou pela maternidade sabe dizer como é. É lutar todos os dias pela felicidade de seus filhos com a certeza e a calma de saber que o futuro deles reserva surpresas muito promissoras. E mais do que isso: é enfrentar as batalhas do dia a dia sem perder a elegância que apenas uma mãe mulher sabe ter.
Por isso, no Dia das Mães de 2023, recordamos que ser mãe é ser presença que ilumina. Que guia seus filhos para o caminho do bem. E que, sobretudo, deseja a construção de um mundo mais justo e fraterno para eles viverem.
No próximo mês de maio, que a luz materna seja sinal de amor e esperança. Que possamos celebrar junto às mães e todas as pessoas que ocupam esse lugar de ternura e afeto na sociedade. E, principalmente, que o respeito e o reconhecimento à importância dessas pessoas permaneçam presentes em todos os meses do ano.