Nossa Palavra – Anúncio de segurança nas escolas
Na quinta-feira (13), o Governo do Estado de São Paulo anunciou um pacote de medidas, sobre políticas públicas, visando melhorar o acolhimento social nas escolas públicas estaduais e reforçar a segurança nos ambientes escolares, com investimentos previstos de R$ 240 milhões.
O anúncio foi feito pelo governador Tarcísio de Freitas e é fruto de um trabalho que integra a Secretaria de Segurança Pública e a Secretaria da Educação. De acordo com as informações, serão contratados 550 psicólogos, que passarão a atuar na rede estadual de ensino, por meio do programa Psicólogos na Educação, já em andamento, com previsão de conclusão em até 180 dias.
O atendimento que antes era remoto, agora será presencial. Os psicólogos ficarão nas 91 Delegacias de Ensino da Secretaria da Educação e atuarão, cada um, em até dez escolas, semanalmente. O programa terá, pelo menos, 600 mil horas de atendimento nas unidades de ensino estaduais.
Serão investidos, também, R$ 60 milhões na contratação de mil seguranças privados, desarmados, atuando como vigilantes, criando vínculos com alunos e professores, ajudando na identificação de situações que possam interferir na segurança do ambiente escolar.
Os profissionais serão capacitados e alocados conforme definição da Secretaria de Educação junto às equipes do programa inserido.
Além disso, o patrulhamento no entorno dos centros de ensino ganhará mais densidade a partir do aumento de vagas para a Diária Especial por Jornada de Trabalho Policial Militar e a contratação de PMs aposentados para reforçar o programa Ronda Escolar.
Outra iniciativa é a criação do programa Segurança nas Escolas, colocando, de forma permanente, um policial em cada escola. O Estado vai recontratar os agentes de segurança já aposentados para assumir a função de gestores do programa.
A Secretaria de Segurança Pública já elaborou o plano e um projeto de Lei será apresentado à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo – Alesp – para colocá-lo em prática.