Nossa Palavra – 21 de abril: Dia de Tiradentes
Passado o feriado da Semana Santa, junto com a Páscoa, agora chega a vez de comemorar o Dia de Tiradentes, em 21 de abril. No Brasil, desde 1890, a data é feriado nacional e faz homenagem a Tiradentes, considerado um herói nacional, mártir e Patrono da Nação Brasileira.
Visando enfatizar a importância dessa figura multifacetada no desenvolvimento da história do Brasil, a data faz referência ao dia de sua morte, quando Tiradentes foi enforcado e esquartejado, em 21 de abril de 1792.
Joaquim José da Silva Xavier nasceu no dia 12 de novembro de 1746, em Minas Gerais, na cidade de Pombal, hoje chamada Tiradentes.
A alcunha “Tiradentes” estava relacionada à prática farmacêutica, que na época os autorizava a fazer operações dentárias.
Tiradentes envolveu-se num dos movimentos revolucionários libertários do século XVIII que ocorria na colônia daquela época.
É preciso lembrar que houve outras rebeliões, como a Revolta de Vila Rica ou a Conjuração Baiana.
Em 1788, Tiradentes envolveu-se no movimento revolucionário da Inconfidência Mineira contra a Coroa portuguesa. Foi preso em 10 de maio de 1789, no Rio de Janeiro, quando tentava captar apoio para sua causa.
Ficou preso durante três anos e foi o único do grupo dos Inconfidentes a ser condenado à forca. Foi enforcado e depois esquartejado, na praça da Lampadosa, no Rio de Janeiro, dia 21 de abril de 1792.
Tiradentes se tornou patrono cívico da Nação brasileira em 1965, pela Lei nº 4.897.