1 de novembro de 2024
Geral

Nossa Palavra – É preciso intensificar prevenção contra a Dengue

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Vigilância Sanitária, tem alertado a população para que não se descuide da prevenção à Dengue que continua causando danos à saúde.

Com a ocorrência da pandemia e as preocupações voltadas à prevenção da COVID-19, muitos têm se esquecido de observar os cuidados necessários para o combate ao Aedes Aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Zica, Febre amarela e Chikungunya, o que é uma grande preocupação, pois novos casos destas doenças continuam sendo registrados.

Com o aumento da temperatura e período de chuvas o setor de saúde ressalta a importância das pessoas se envolverem nesta questão e observarem em suas residências e locais de trabalho se há um ambiente propício à proliferação do mosquito, uma vez que esta é a época do ano mais propícia à proliferação do mosquito.

Sempre é bom destacar que as pessoas devem, ao menos uma vez por semana, realizarem uma inspeção nas áreas internas e externas de suas residências a fim de recolher materiais que possam acumular água e desta forma se tornar um criadouro para o mosquito. Informações  ainda são que este é o principal período de atenção, porém o cuidado deve ser permanente, durante todo o ano.

É preciso que todos se envolvam nesta campanha de prevenção e combate ao Aedes Aegypti, uma luta que não pode parar. As unidades de saúde já estão sobrecarregadas por isso devemos ficar atentos para não piorar ainda mais a grave situação de saúde pela qual estamos passando.

 O Defensor, diariamente, cobra a administração municipal nesse sentido, exigindo que se faça um acompanhamento mais freqüente, principalmente na UPA 24h, onde a aglomeração de pessoas se intensifica, causando, entre funcionários e pacientes, situações constrangedoras, que poderiam ser evitadas, caso as tomadas de decisões tivessem ocorridas com antecedência.