Redação de cartas: Aluno do Prof. Sérgio Sant’Anna é destaque em concurso internacional de redação
Professor de Língua Portuguesa, Literaturas e Redação, Sérgio Augusto Sant’Anna, nosso colunista, começou sua carreira docente em Taquaritinga, mas passou por capitais como São Paulo e Porto Alegre e hoje reside na cidade de Tubarão, ao sul do Estado de Santa Catarina. Sérgio Sant’Anna sempre gostou de escrever, porém foi através da leitura, incentivada pelo pai, o jornalista Luiz Sant’Anna Netto – conhecido como Tuca Sant’Anna, que se descobriu professor. Sua vocação era mesmo ensinar. E fez isso nos colégios e sistemas de ensino mais importantes do País: Objetivo, COC, Anglo, Universitário, Êxito, Poliedro, Adventista, Anchieta dentre outros.
Em Tubarão, Estado de Santa Catarina, o professor Sérgio Sant’Anna ministra aulas no Colégio Santíssimo Sacramento, cujo sistema de ensino é o Anglo, e, também, no Colégio Coração Feliz (sistema Poliedro). E foi através deste último colégio que o aluno, Henrique Pereira Michels, do 1º ano do Ensino Médio no Colégio Coração Feliz, em Tubarão, é o vencedor da etapa estadual do 54º Concurso Internacional de Redação de Cartas, realizado no Brasil pelos Correios. O estudante, de 15 anos, e a instituição de ensino receberão premiações de R$ 2,3 mil e R$ 2,5 mil, respectivamente, conforme o regulamento.
Nesta edição, os jovens foram convidados a darem voz à imensidão do mar, mergulhando em sua grandiosidade, nas ameaças que enfrenta e na importância de sua preservação. Com o tema “Imagine que você é o oceano. Escreva uma carta a alguém para explicar-lhe por que ele deveria cuidar de você e como deveria fazê-lo”, os participantes tiveram a chance de expressar sua consciência ambiental em uma mensagem ao mundo.
Citando um trecho do poema Mar Português, de Fernando Pessoa (“Deus ao mar o perigo e o abismo deu, mas nele é que espelhou o céu”), Henrique inicia sua carta aos “senhores poderosos da humanidade” pedindo mais qualidade de vida. O estudante descreve a relação de interdependência entre o oceano e todas as espécies e aponta o descarte irregular de lixo, a pesca predatória e o aquecimento global como causas da degradação ambiental. “Esta carta nada mais é do que súplica, um pedido de misericórdia e, em último caso, um aviso”, alerta um febril oceano, preocupado com a sua preservação.
No Brasil, o certame é desenvolvido em três fases: escolar, estadual e nacional, em que são selecionadas as três melhores redações. A vencedora da etapa nacional 2025 foi Beatriz Kfouri Azevedo, de Aracaju/SE, que irá representar o Brasil na fase internacional, realizada pela União Postal Universal (UPU). A UPU é responsável por coordenar políticas e serviços postais em nível global.