Agrofloresta e Cooperação Internacional: Alunos de Agronegócio participam de projeto com universidade dos EUA
Iniciativa fortalece a internacionalização do ensino e promove a educação ambiental sustentável
Na última semana, os estudantes do 5º e 6º semestre do curso de Agronegócio, período vespertino, vivenciaram uma experiência de ensino enriquecedora, com ênfase em sustentabilidade e internacionalização do currículo. A programação começou na quarta-feira (9), com a visita de Fernando Santos, representante do Instituto Ypê Verde, que ministrou uma palestra sobre Agroflorestamento, tema cada vez mais presente nas agendas educacionais e ambientais.
Durante o encontro, Fernando destacou os fundamentos da agrofloresta como alternativa viável para o equilíbrio entre produção agrícola e preservação do meio ambiente. Além disso, abordou exemplos de boas práticas no manejo sustentável do solo, mostrando como a biodiversidade pode ser aliada da produtividade. Os estudantes participaram ativamente, fazendo perguntas e relacionando o conteúdo com projetos desenvolvidos no curso.
Essa atividade integra o Projeto Colaborativo Internacional (PCI), parceria acadêmica com a Georgia State University (GSU – Perimeter), dos Estados Unidos, que está sendo conduzido com excelência pelas professoras Kátia Cristina Galatti (Profa. Me.), Vanessa Amaro Vieira (Profa. Dra.) e Talita Botelho Nunes (Profa. Esp.), com envolvimento nas áreas de agroecologia e língua inglesa.
Na sexta-feira (11), os alunos brasileiros se reuniram virtualmente com os colegas da universidade norte-americana. O tema da conversa foi “Esforços de Conservação nos Estados da Georgia e São Paulo”, escolhido para ampliar o entendimento sobre práticas ambientais aplicadas em diferentes contextos geográficos e culturais. A atividade teve a coordenação da Profa. Dra. Heather Susanne Zimbler DeLorenzo, docente da instituição americana.
Essa vivência representa muito mais do que uma simples troca de experiências. Os Projetos Colaborativos Internacionais promovem a internacionalização do currículo, uma diretriz cada vez mais valorizada nas instituições de ensino superior. Por meio desses projetos, os estudantes desenvolvem competências linguísticas, exercitam o respeito à diversidade cultural, e são incentivados à formação crítica e globalizada.
Além disso, iniciativas como essa abrem espaço para o engajamento científico em língua estrangeira, fortalecem a interdisciplinaridade e estimulam o protagonismo estudantil em pautas de interesse coletivo, como a sustentabilidade, a inovação no campo e a cooperação internacional.
Com esse tipo de iniciativa, o curso de Agronegócio reafirma seu compromisso com uma formação sólida, atual e conectada com os desafios do mundo contemporâneo. O PCI é uma ponte entre saberes, culturas e soluções, que impacta diretamente na qualidade da formação dos futuros profissionais do setor agropecuário.