Atenção redobrada: Rodovia Washington Luís terá início das obras de terceiras faixas em São Carlos
Intervenções começam nesta segunda (15) com foco em segurança e fluidez; investimento supera R$ 150 milhões
A partir desta segunda-feira, 15 de abril, motoristas que trafegam pela Rodovia Washington Luís (SP-310), no trecho de São Carlos (SP), deverão redobrar a atenção. A Ecovias do Noroeste Paulista dará início às obras de implantação das terceiras faixas de rolamento, com intervenções previstas até o primeiro semestre de 2027. A fase inicial se concentra entre o km 242+500m, na altura do Jardim Embaré, e o km 227+800m, limite inicial da concessão, próximo ao acesso para Descalvado.
Nesta etapa, as equipes atuarão na instalação de barreiras de concreto New Jersey — estruturas utilizadas para isolar a área de obras, aumentar a segurança e orientar o tráfego. A primeira frente de trabalho avançará entre os quilômetros 240+400 e 238+500. Durante o processo, a faixa 1 (mais à esquerda) será interditada para garantir a operação segura de máquinas e trabalhadores.
As barreiras serão colocadas junto ao canteiro central da rodovia, onde ocorrerá a maior parte das ampliações. Essa configuração possibilita o acréscimo da faixa extra sem interferir drasticamente no traçado atual da pista.
Medidas especiais para o feriado
Entre os dias 17 e 22 de abril, a concessionária adotará uma operação especial para os feriados da Páscoa e Tiradentes. A suspensão temporária das obras, a partir do meio-dia do dia 17 (quinta-feira), tem o objetivo de manter o tráfego fluindo normalmente durante o período de maior movimento. As atividades serão retomadas no dia 22.
Trânsito monitorado e cronograma flexível
A Ecovias Noroeste Paulista fará atualizações periódicas sobre o cronograma e as interdições nas redes sociais, especialmente pelo Instagram oficial (@ecoviasnoroeste). Os trabalhos ocorrerão durante o dia, de segunda a quinta-feira, das 6h às 17h, e às sextas-feiras até as 16h. O planejamento poderá sofrer alterações devido a fatores climáticos ou técnicos.
Para minimizar os impactos no tráfego, a empresa adotará sinalização reforçada e ações de controle de fluxo ao longo do trecho em obras. Fechamentos temporários serão informados com antecedência e executados de forma controlada.
Uma nova realidade para o transporte
As obras em São Carlos compreendem a construção de 19,2 km de terceiras faixas, sendo 10 km no sentido capital-interior (pista norte) e 9 km no sentido oposto (pista sul). Com investimento superior a R$ 150 milhões, o projeto prevê melhorias abrangentes em infraestrutura, como pavimentação, sinalização e iluminação.
Além disso, será implantada uma marginal de 3,1 km — 2,3 km na pista norte e 770 metros na pista sul — interligando a Avenida Getúlio Vargas, no Jardim Novo Horizonte, até a Rua Teotônio Vilela, no Jardim Tangará. O projeto inclui ainda a adequação de duas rotatórias existentes ao longo do trecho.
Infraestrutura para todos
Pensando na mobilidade urbana e na segurança dos usuários não motorizados, o plano prevê 3,9 km de ciclovias e duas novas passarelas para pedestres, localizadas nos kms 231+100m (Jardim Tangará) e 236+200m (Jardim Paulistano). Essas passarelas se somam às três já existentes na região.
Também será construída uma Área de Descanso para Caminhoneiros (ADC) no trecho da SP-252, próximo a Ibaté. Por fim, haverá alargamento e modernização de obras de arte especiais, como pontes, viadutos e passagens.
Planejamento e segurança no centro do projeto
A Ecovias destaca que a ampliação da rodovia é parte de um esforço para melhorar a fluidez, reduzir acidentes e atender à crescente demanda logística da região. São Carlos, como polo industrial e universitário, será diretamente beneficiada pela nova configuração viária, que deverá impactar positivamente o escoamento da produção e a mobilidade urbana.