In natura: PM apreende folhas de coca em caminhões bolivianos na Rodovia Washington Luís
Policiais de Barretos abordaram os veículos no pedágio de Agulha; motoristas alegaram que o produto é de venda livre na Bolívia.
No início da noite de terça-feira (1º), compareceram na Delegacia de Polícia de Taquaritinga os policiais militares tenente Jean e cabo Danilo, da base da Polícia Militar de Barretos, relatando que em deslocamento pela Rodovia Washington Luís, perceberam a passagem de quatro caminhões com placas da Bolívia.
De acordo com as informações, os PMs seguiram até o pedágio do distrito de Agulha, onde aguardaram a chegada dos caminhões para averiguações. Assim que estacionaram os veículos, os motoristas foram abordados pelos PMs que solicitaram os documentos pessoais e também dos veículos.
Em referência a documentação dos condutores e dos veículos nada de anormal foi constatado. Porém, ao vistoriarem três dos quatro caminhões, foram encontradas três sacolas plásticas, uma em cada caminhão, contendo folhas in natura de uma planta de nome Erythroxylum coca.
Os condutores dos veículos informaram aos policiais que na Bolívia a folha de coca não é proibida, sendo vendida livremente, sem qualquer restrição, onde mastigam as folhas para melhorar a digestão.
Os condutores, juntamente com as folhas de Erythroxylum coca foram levados até a unidade policial, onde as folhas foram apreendidas para uma melhor apuração dos fatos, tendo sido elaborado um Termo Circunstanciado.