30 de março de 2025
ClikandoGeral

Coluna Clikando – Taquaritinguense que lutou contra a ditadura

Por: Gabriel Bagliotti*

Taquaritinguense que lutou contra a ditadura

O advogado, professor e jornalista, Luís José Bassoli, o Luisinho, nosso colaborador no O Defensor, é autor do livro “Cadê aquele menino lindo?”, uma biografia do taquaritinguense Francisco Emanuel Penteado, o Chiquinho Penteado, que lutou contra a ditadura militar de 1964.
Sob supervisão do ativista cultural e empresário, William dos Santos, o Caju, o projeto foi inscrito na Lei Aldir Blanc de incentivo à Cultura, do governo federal, e aprovado em fevereiro deste ano.

A revisão histórica é do professor Marcos Antônio dos Santos; a revisão ortográfica dos professores Luiz Roberto Wagner e Vera Marta Sobral e dos jornalistas Nilton Morselli e Lívia Nunes; a capa é criação da jornalista Lavínia Louzada Bassoli, filha do autor; o projeto gráfico e a diagramação da Via d’Idea Estúdio Gráfico e a impressão da Gráfica 5.ª Cor.

O prefácio foi escrito pelo ex-deputado estadual Adriano Diogo, que presidiu a Comissão da Verdade da Assembleia Legislativa, e o texto da aba (a “orelha” do livro) é do sociólogo Rogério Baptistini Mendes, professor de Ciências Sociais da Universidade Mackenzie.

O lançamento está previsto para o início do mês de maio.

Programa Alimentar o Futuro

O Prefeito de Santa Ernestina, Dedé, e a Dirigente de Educação do município, Angélica, participaram, nesta segunda-feira (24), de uma reunião com o Secretário de Governo do Estado de São Paulo, Gilberto Kassab, para formalizar a adesão do município ao Programa Alimentar o Futuro. A iniciativa, promovida pelo Consocial – FIESP em parceria com o CIESP e o SESI-SP, tem como principal objetivo fortalecer a segurança alimentar e nutricional de crianças de 0 a 10 anos, garantindo uma alimentação saudável e adequada ao seu desenvolvimento.

A assinatura do programa representa um avanço na política municipal de educação e saúde, demonstrando o compromisso da gestão pública com o bem-estar infantil. Além disso, a iniciativa reforça a importância de parcerias entre municípios e instituições estaduais e privadas para garantir melhores condições de vida e desenvolvimento para as futuras gerações.

Encontro Feminino

No dia 24 de março, a ETEC Dr. Adail Nunes da Silva, em Taquaritinga, foi palco do Encontro Feminino, uma iniciativa que visa debater a importância da independência financeira como ferramenta de enfrentamento à violência doméstica. O evento, teve início as 19h, contou com palestras do Sebrae-SP e da OAB-SP, abordando temas como o impacto do empreendedorismo na vida das mulheres e os desafios da emancipação financeira.

Com o tema “Conexões que transformam: mulheres inspiradoras”, o Sebrae-SP apresentou relatos e estratégias para fortalecer a participação feminina no mercado de trabalho. Já a OAB-SP destacou como a autonomia econômica pode ser uma aliada no rompimento do ciclo de violência doméstica, promovendo caminhos para a proteção e empoderamento das vítimas.

O evento é foi em parceria com a Comissão de Defesa das Vítimas de Violência Doméstica e a Comissão das Mulheres Advogadas da OAB Taquaritinga, além do Projeto Pérola, a Associação Comercial e Industrial de Taquaritinga (ACIT) e o programa Delas Sebrae-SP.

Absolvido

O prefeito de Taquaritinga, Dr. Fúlvio Zuppani, foi absolvido pela 6ª Câmara Recursal de Direito Público na ação de improbidade administrativa relacionada à concessão de gratificações durante seu mandato anterior. A decisão, proferida na última segunda-feira (24), considerou que não houve intenção deliberada de causar prejuízo ao erário, requisito essencial para a condenação segundo a nova legislação.

A relatora do caso, desembargadora Maria Oliva Alves, ressaltou que o prefeito aplicou uma lei vigente à época e que os servidores contemplados com a gratificação tinham direito ao benefício conforme a legislação então em vigor. Dessa forma, concluiu que não houve dolo nem prejuízo financeiro aos cofres públicos.

Com essa decisão, Dr. Fúlvio Zuppani permanece no cargo sem pendências judiciais relacionadas ao caso, garantindo a continuidade de sua gestão à frente do município.

*Gabriel Bagliotti é jornalista!