Desde o início do ano: Taquaritinga registra mais de 1.500 casos positivos de dengue
Boletim atualizado aponta aumento expressivo no número de notificações da doença
A Prefeitura de Taquaritinga divulgou, nesta terça-feira (26 de março de 2025), um novo boletim epidemiológico sobre a situação da dengue no município. De acordo com os dados apresentados, a cidade já contabiliza 2.408 casos notificados, sendo 1.575 confirmações da doença, além de 77 casos suspeitos ainda em investigação e 756 testes negativos.
O levantamento da Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica e do Departamento de Controle de Arboviroses, indica que dois pacientes seguem internados, mas, até o momento, não há registros de óbitos causados pela dengue na cidade. Apesar disso, o cenário preocupa as autoridades de saúde, que reforçam a necessidade de medidas preventivas para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.
Com o crescimento expressivo no número de casos positivos, a Secretaria de Saúde intensificou ações de bloqueio e controle do vetor, como visitas domiciliares para eliminação de criadouros, aplicação de inseticida e campanhas de conscientização. Os moradores são orientados a eliminar recipientes com água parada, principal ambiente para reprodução do mosquito.
Além disso, profissionais da área reforçam a importância de procurar atendimento médico ao surgimento dos primeiros sintomas, que incluem febre alta, dores musculares, fadiga, manchas vermelhas pelo corpo e náuseas. Em casos mais graves, a dengue pode evoluir para um quadro hemorrágico, colocando a vida do paciente em risco.
A população também pode contribuir no combate à dengue, permitindo o acesso de agentes de saúde em suas residências e seguindo as orientações de prevenção. As autoridades municipais destacam que a participação da comunidade é fundamental para conter o avanço da doença e evitar uma epidemia no município.
A Prefeitura de Taquaritinga segue monitorando a situação e deve divulgar novos boletins nos próximos dias.