“Fluxo digno”: Projeto social leva informação e kits de higiene para mulheres em recuperação
Ação destaca a importância da saúde menstrual e do acesso a produtos essenciais na Casa de Recuperação Jesus em Damasco
Na manhã deste sábado, O projeto “Fluxo digno” levou conscientização e apoio às mulheres acolhidas na Casa de Recuperação Feminina Jesus em Damasco. Atualmente, 14 mulheres estão em tratamento na instituição e participaram de uma conversa sobre pobreza menstrual, o ciclo feminino e a distribuição gratuita de absorventes pelo governo federal.
A atividade fez parte das ações em comemoração ao Mês da Mulher e teve como objetivo não apenas fornecer informações importantes sobre saúde feminina, mas também garantir que essas mulheres tenham acesso a produtos de higiene essenciais. Como parte da iniciativa, cada participante recebeu um kit de higiene feminina, contendo sabonete, pasta de dente, escova dental, shampoo, desodorante, lenço umedecido e absorventes.
O encontro reforçou a importância da educação sobre a saúde da mulher e do fortalecimento de políticas públicas que garantam dignidade menstrual para todas. Além disso, possibilitou um momento de acolhimento e escuta, proporcionando um espaço para que as participantes compartilhassem suas experiências e dúvidas.
A equipe organizadora da ação agradeceu à Casa de Recuperação Jesus em Damasco, em especial a Ana Tonelotti, pelo apoio à iniciativa, e destacou que o compromisso com a informação e o acesso a itens básicos de higiene é fundamental para transformar realidades.
O projeto permanente “Fluxo digno” teve início em 2021 com o perfil @fluxodigno no Instagram e realiza ações de conscientização sobre a pobreza menstrual e arrecadação de absorventes para doação às mulheres em situação de vulnerabilidade social.