18 de março de 2025
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Raciocínio lógico: Aulas Olímpicas são iniciadas em escolas estaduais da região

Projeto visa preparar alunos da rede pública para competições científicas

No último sábado, 15 de março, tiveram início as Aulas Olímpicas, um projeto da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo voltado para o aprofundamento do conhecimento em Matemática e suas Tecnologias. O programa busca preparar estudantes da rede pública para competições científicas de alto nível, incentivando o raciocínio lógico e a aplicação dos conteúdos em desafios matemáticos.

Na Diretoria de Ensino de Taquaritinga, duas unidades escolares foram contempladas para sediar as atividades: a Escola Estadual Prof. Francisco Silveira Coelho, em Taquaritinga, e a Escola Estadual Profª Iracema de Oliveira Carlos, em Ibitinga. As aulas, que ocorrem aos sábados, reúnem alunos do 6º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio, todos apaixonados por Matemática e interessados em se preparar para olimpíadas do conhecimento, como a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e a Olimpíada Paulista de Matemática (OPM).

As unidades escolares participantes abriram suas portas não apenas para seus próprios alunos, mas também para estudantes de outras escolas estaduais do município e região, reforçando o caráter inclusivo e colaborativo do projeto. Durante a aula inaugural, os participantes tiveram a oportunidade de explorar conceitos avançados da disciplina, resolver problemas desafiadores e conhecer novas metodologias de aprendizado.

A iniciativa é vista como uma estratégia essencial para estimular o interesse pela Matemática, uma disciplina frequentemente associada a dificuldades no aprendizado, mas que, por meio de abordagens diferenciadas, pode se tornar mais acessível e estimulante. Além do desenvolvimento acadêmico, as Aulas Olímpicas contribuem para o fortalecimento da autonomia dos estudantes e ampliam suas oportunidades acadêmicas e profissionais no futuro.

 

 

Com uma metodologia focada na resolução de problemas, no pensamento crítico e na preparação para competições científicas, o projeto promete fortalecer a cultura matemática nas escolas públicas do estado, despertando o potencial dos alunos e incentivando-os a buscar novas conquistas no campo da ciência e da tecnologia.