22 de fevereiro de 2025
CidadeDestaquesGeralPolítica

Dedicação: Vereadora propõe Moção de Aplauso a artista e cobra repasses de consignados

Professora Mirian Ponzio destaca trajetória de Tarocco e questiona atraso em repasses da Prefeitura.

Durante a 3ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Taquaritinga, realizada na última segunda-feira, 17 de fevereiro, a vereadora Professora Mirian Ponzio apresentou uma Moção de Aplauso em reconhecimento ao artista plástico Carlos Américo Inocêncio Pereira, conhecido como Tarocco, pelos 30 anos dedicados às artes e à cultura. Além disso, a parlamentar protocolou um requerimento cobrando explicações da Secretaria Municipal da Fazenda sobre o atraso nos repasses de empréstimos consignados de servidores públicos.

A homenagem a Tarocco ressalta sua trajetória artística desde a infância, quando, aos três anos, iniciou seu envolvimento com as artes plásticas, e aos dez já auxiliava estudantes na área. Autodidata, desenvolveu técnicas próprias que o consolidaram como artista contemporâneo. Ao longo da carreira, acumulou 86 prêmios em arte, incluindo uma Menção Honrosa na Exposição Itinerante França e Inglaterra.

Entre suas contribuições para o cenário artístico, Tarocco foi curador do Salão de Artes da Semana Portinari por 25 anos e participou como membro do júri de diversos salões de arte no Brasil. Em 2019, foi convidado para a Bienal da Eslovênia, realizada em Liubliana, e, em 2022, tornou-se o primeiro artista a utilizar o ateliê de Portinari, em parceria com o SESC e o Museu Casa Portinari. Seu trabalho está presente em coleções particulares e institucionais no Brasil e em países como França, Espanha, Estados Unidos, Portugal e Arábia Saudita.

Além do reconhecimento ao artista, Professora Mirian Ponzio também apresentou um requerimento questionando a Prefeitura Municipal sobre a falta de repasses de empréstimos consignados descontados em folha de pagamento dos servidores. Segundo a vereadora, diversos funcionários relataram dificuldades ao tentarem contratar crédito em instituições bancárias, pois os valores descontados não foram transferidos aos bancos responsáveis.

A parlamentar solicita que a Secretaria Municipal da Fazenda informe se há previsão para a regularização dos repasses e qual o prazo estimado para a resolução do problema. A situação, segundo ela, já se arrasta desde 2023, impactando diretamente os servidores municipais que dependem dos consignados.

Agora, a expectativa é que a Prefeitura apresente esclarecimentos sobre o atraso nos repasses e que a Moção de Aplauso a Tarocco seja apreciada pelo Legislativo, reforçando a valorização da cultura local.