20 de fevereiro de 2025
CidadeGeralSaúde

Sala de crise: Taquaritinga nomeia comissão para reforçar combate às arboviroses

Grupo coordenará ações de prevenção contra Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela.

A Prefeitura de Taquaritinga formalizou a criação da Sala de Situação das Arboviroses, por meio da Portaria S/P nº 019, de 14 de fevereiro de 2025, com o objetivo de intensificar o combate a doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, como Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela. O grupo será responsável por planejar e coordenar estratégias para a prevenção e controle da proliferação do mosquito no município.

A portaria, assinada pelo prefeito Dr. Fulvio Zuppani, nomeia 30 membros de diferentes áreas da administração pública para compor a equipe, incluindo representantes da Secretaria de Saúde, Educação, Serviços Municipais, Obras, Meio Ambiente, Comunicação e Esporte, além de profissionais da Santa Casa de Taquaritinga e da Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 Horas).

Foram nomeados para compor a Sala de Situação das Arboviroses: Denis Eduardo Machado (Secretário Municipal de Saúde), Mônica Mencaroni Ferreira (Diretora de Vigilâncias), Vanessa Paciello (Coordenadora de Educação Permanente), Simone dos Santos Parlangeli (Diretora de Urgência e Emergência Transporte), Ana Cristina de P. Ferreira Moi (Diretora de Saúde), Lilian Carmen Mesquita Dian (Coordenadora de Vigilância Epidemiológica), Samir Ribeiro de Souza (Coordenador de Vigilância Sanitária), Helen Patrícia do Valle (Coordenadora de Atenção Primária à Saúde), Maria Elizabete Fusco Cavaleiro (Coordenadora do SAE), Daniele Kelly Filioli (Coordenadora de Urgência e Emergência), Dr. Maurício Milanezi Lofrano (Diretor Clínico da UPA 24 Horas), Camila Aparecida Belentani Cano (Enfermeira da Santa Casa de Taquaritinga), Rita de Cássia Ramalho Bieras (Secretária Municipal de Educação), Carlos Tadeu Barelli (Secretário de Serviços Municipais), Vanda Maria Cavichioli Mendes Ferreira (Secretária Municipal de Obras e Meio Ambiente), José Carlos Pires (Fiscal de Obras, Serviços e Posturas), Gabriel Silvestre Bagliotti (Assessor de Imprensa), Fabiano Alexandre Dantas Bellam (Secretário Adjunto da Secretaria de Obras Públicas e Meio Ambiente), Tais Alves da Silva (Gerente de Unidade Básica de Saúde – USF Dr. Ítalo Curt), Ana Margarida Curti Klaizer (Secretária Municipal de Gestão), Roberto Palomino (Vice-Prefeito Municipal), Fabrício Fernando Araújo (Coordenador de Controle de Vetores), Pedro Ivo Domingues (Médico da Unidade Básica de Saúde – USF Dr. Ítalo Curti), Paulo Roberto de Souza Batista (Médico Clínico – UBS Akió Nakashima), Fábio Luiz de Gonzaga Hidalgo (Secretaria Municipal da Fazenda), Daniela Zuppani (Secretária Municipal de Desenvolvimento Social), Celso Miranda Duarte (Presidente do Conselho Municipal de Saúde), Guilherme Augusto Ferrari (Secretário Municipal de Assuntos Jurídicos), Nelson Silvério de Souza (Secretário Municipal de Esporte e Lazer) e Paulo Roberto Zanin Guidorzi (Secretário Municipal de Governo).

O foco principal da Sala de Situação será a prevenção, com ações voltadas à eliminação de criadouros do mosquito, campanhas de orientação à população, mobilização de setores municipais e divulgação educativa nas escolas. Além disso, o grupo acompanhará a situação epidemiológica do município, monitorando os casos registrados e repassando informações aos órgãos competentes.

A nomeação dos membros ocorre em um período crítico, próximo ao período chuvoso, quando a proliferação do mosquito Aedes aegypti tende a aumentar. Segundo especialistas, a adoção de medidas preventivas é essencial para evitar surtos das doenças, que têm registrado alta incidência em diversas regiões do país.

Com a nova estrutura organizacional, a Prefeitura de Taquaritinga reforça seu compromisso no combate às arboviroses, buscando integrar diferentes setores para uma resposta mais eficiente e abrangente à ameaça representada pelo mosquito transmissor.