11 de fevereiro de 2025
CidadeDestaquesGeralPolítica

Luz no fim do túnel: Servidores aposentados cobram solução para atrasos no pagamento de benefícios

Em reunião na Câmara, vereadores discutem alternativas com representantes e preveem encontro com a superintendente do Ipremt para regularização dos repasses.

Na manhã desta segunda-feira (10), um grupo de servidores municipais aposentados reuniu-se na Câmara para discutir possíveis soluções para os problemas que enfrentam em relação aos atrasos nos pagamentos de aposentadorias e pensões. Estavam presentes os vereadores Beto Girotto, presidente da Câmara, Delo Bate-Bola, Mirian Ponzio e Marcelo Marinho.

A comissão de servidores se mostra preocupada com o futuro do Ipremt, o órgão previdenciário responsável por gerir a folha de pagamento. Desde o ano passado, os constantes atrasos têm causado transtornos à vida financeira dos beneficiários.

Durante a reunião, Beto Girotto conversou com o secretário de Fazenda do município, Tadeu Giollo, que disse que o repasse para o Ipremt foi feito nesta segunda-feira, 10 de fevereiro. Portanto, a folha referente ao mês anterior já está saldada.

O presidente da Câmara sugeriu convidar a superintendente do Ipremt, a advogada Mariana Mársico, para uma reunião nos próximos dias com o mesmo grupo de representantes. O objetivo é esclarecer todos os pontos acerca da regularização dos repasses financeiros que garantam cumprir a folha de pagamentos até 5.º dia útil de cada mês.

Ipremt

O Instituto de Previdência do Servidor Municipal de Taquaritinga (Ipremt) foi criado em 14 de janeiro de 1998 pela Lei Municipal nº 2.929 e desde então vem administrando os benefícios previdenciários pagos aos servidores públicos municipais e seus dependentes.

O órgão é responsável pela concessão e manutenção de benefícios previdenciários definidos em lei, pagos aos servidores públicos municipais e seus dependentes. A Lei Previdenciária que atualmente disciplina a gestão de benefícios no município de Taquaritinga é a Lei Complementar 4.029 de 18 de junho de 2013 que prevê o pagamento de:

  • Aposentadoria voluntária (por idade e por idade e tempo de contribuição);
  • Aposentadoria compulsória (aos 70 anos de idade);
  • Aposentadoria por invalidez;
  • Auxílio-doença e;
  • Pensão por morte.