Nossa Palavra – Fevereiro Roxo e Laranja, Mês de Conscientização
Um lembrete sobre a importância da prevenção e do cuidado com a saúde.
Fevereiro é o mês dedicado à conscientização sobre doenças que afetam milhões de pessoas no mundo todo e que, muitas vezes, não têm cura. Durante esse período é importante refletirmos sobre a prevenção e o cuidado com a saúde, especialmente em relação à Fibromialgia, Alzheimer, Lupus e Leucemia.
Embora ao longo do ano tenhamos datas marcantes, como o Outubro Rosa e o Novembro Azul, fevereiro também traz à tona questões de grande relevância para a saúde, com a campanha Fevereiro Roxo e Laranja. O mês é marcado pela luta e conscientização sobre quatro doenças graves e crônicas. O roxo simboliza a conscientização sobre o Alzheimer, a Fibromialgia e o Lúpus, enquanto a laranja é a cor associada à Leucemia.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia, cerca de 2,5% da população mundial é afetada pela Fibromialgia, uma condição que gera dores musculares crônicas, principalmente em pessoas entre 30 e 50 anos. Já o Lupus atinge cerca de 150 mil pessoas no Brasil, sendo, predominantemente, mulheres.
O Alzheimer afeta mais de 55 milhões de pessoas ao redor do mundo, com prevalência entre aqueles com mais de 60 anos, conforme dados do Instituto Alzheimer Brasil. No caso da Leucemia, o Instituto Nacional do Câncer – INCA – estima que, no triênio 2020/2022, surgiram seis mil novos casos em homens e quatro mil e novecentos em mulheres no Brasil.
Esses números destacam a importância da prevenção e da detecção precoce, já que muitas vezes os sintomas dessas doenças não são identificados a tempo, dificultando o tratamento adequado e eficaz. As campanhas de Fevereiro Roxo e Laranja têm como missão alertar para a gravidade dessas condições crônicas e degenerativas, que, embora não tenham cura, podem ser tratadas com qualidade de vida.
Lembre-se: se não há cura, que ao menos haja conforto. A conscientização é o primeiro passo para uma vida mais saudável e informada. Divulgue esta mensagem e ajude a espalhar a conscientização sobre essas doenças.