Artigo: 2024 – Um ciclo que se Fecha
Por: Francismar Nascimento
Bem, amigos, 2024, como muitos outros anos, se vai, ficando no passado. Ciclos vão se fechando, novos ciclos se abrindo, mas a pergunta é: o que aprendemos nesse passado recente? Podemos mudar o futuro próximo?
2024 encerra vários ciclos, como corrupção, mentiras, incompetências e opressão. Será que o corrupto aprendeu que roubar o povo não o deixa livre de punição? Será que o mentiroso aprendeu que falar a verdade é mais bonito do que mentir para si próprio, seus familiares e amigos? Será que os incompetentes aprenderam que ter humildade, conhecimento e discernimento os torna mais confiáveis? Será que o opressor aprendeu que não se conquista credibilidade, confiança ou qualquer outro atributo gritando, ameaçando ou ofendendo o próximo?
2024 se encerra: angústias, decepções, desgostos, mentiras e impunidades. Desejamos um 2025 próspero, cheio de realizações concretas, cheio de pessoas competentes e coerentes no lugar certo. Desejamos um 2025, 2026, 2027… por aí em diante, cheio de verdades, de esclarecimentos, de transparência. Acima de tudo, desejamos a verdade, doa a quem tiver que doer.
Desejamos a verdade, a lealdade, a fidelidade. Desejamos tudo o que há de bom, de excelente, de espetacular. Desejamos ser felizes sem ter que pisar em ninguém, sem enganar ninguém, sem roubar ninguém. Desejamos o melhor para mim, você, e todos ao nosso redor. Desejamos prosperidade, crescimento, fartura, e desejamos que quem nos decepcionou pague na forma da lei dos homens e da lei divina.
Eu desejo a vocês um feliz e próspero 2025, cheio de bênçãos, fartura, realizações e verdades.
*Os artigos publicados com assinatura não manifestam a opinião de O Defensor. A publicação corresponde ao propósito de estimular o debate dos problemas municipais, estaduais, nacionais e mundiais e de refletir as distintas tendências do pensamento contemporâneo.