21 de dezembro de 2024
ClikandoGeral

Clikando – Capela Ecumênica e Gruta

Por: Gabriel Bagliotti*

Capela Ecumênica e Gruta

No último domingo, 15 de dezembro, a Comunidade Terapêutica Horto de Deus, em Taquaritinga (SP), realizou a inauguração de sua capela ecumênica e gruta. O evento aconteceu às 9h30 e contou com a presença de autoridades, como o vice-prefeito eleito, Roberto Palomino e sua esposa Zilda, o presidente da instituição José Carlos Camargo, o diretor administrativo Edson Zuliani Carvalho e sua esposa Mirian, acolhidos e convidados, que prestigiaram o importante momento de fé e união para a comunidade.

A inauguração foi marcada pela emoção e pela entrega da imagem trazida diretamente do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, fortalecendo ainda mais o simbolismo do espaço. A nova capela e gruta agora se tornam locais dedicados à reflexão, espiritualidade e acolhimento para todos os que frequentam a instituição.

A Comunidade Terapêutica Horto de Deus destacou a importância da participação de todos os presentes e agradeceu o apoio e envolvimento dos munícipes e das autoridades locais, que contribuíram para a concretização deste sonho.

Conferência Nacional de Saúde

Entre os dias 10 e 13 de dezembro, Brasília foi palco da 4ª Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (CNGTES), um dos mais importantes eventos voltados à discussão e aprimoramento do Sistema Único de Saúde (SUS). Realizada pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) e financiada pelo Ministério da Saúde, a conferência reuniu 2.391 participantes, entre delegados e representantes de todo o país, com o objetivo de debater propostas e diretrizes fundamentais para o fortalecimento do SUS.

Entre os participantes de destaque esteve Ana Luiza Ferreira, assistente social na área da Saúde, que representou Taquaritinga neste evento de relevância nacional. “O SUS é forte, é plural, é igual e, acima de tudo, universal!”, declarou Ana Luiza, enfatizando a importância do sistema para a sociedade brasileira e o orgulho de participar de um encontro que defende a educação e a valorização dos trabalhadores da saúde.

A participação de Ana Luiza Ferreira não apenas coloca Taquaritinga em evidência, mas também simboliza o compromisso do município em contribuir para a construção de um SUS mais democrático e eficiente. Eventos como a 4ª CNGTES reforçam a importância da representatividade local nas discussões nacionais e destacam o papel essencial de profissionais como Ana Luiza na defesa de um sistema de saúde universal, gratuito e de qualidade.

Para Taquaritinga, a presença de Ana Luiza é motivo de orgulho e uma demonstração do empenho do município em garantir que as vozes locais sejam ouvidas no cenário nacional. Viva o SUS!

Ligações clandestinas

A Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL) regularizou, em 2024, 148 ligações clandestinas em Taquaritinga (SP), colocando o município em oitavo lugar no ranking da região de São Carlos, que totalizou 4.128 instalações irregulares. O balanço divulgado pela concessionária revela a extensão do problema na região, com Araraquara liderando o número de regularizações, somando 1.080 casos, seguida por São Carlos, com 925, e Matão, com 266.

Entre os meses de janeiro e outubro, a CPFL Paulista detectou 29,8 mil irregularidades em sua área de concessão, resultando na recuperação de 63.436 MWh de energia — suficiente para abastecer 31,5 mil residências durante um ano. “Esses números evidenciam o compromisso da CPFL com um fornecimento justo e seguro para toda a sociedade”, conclui Uemura.

A concessionária reforça que fraudes e desvios de energia são crimes previstos no Código Penal Brasileiro, com pena de um a quatro anos de detenção. A empresa incentiva a população a denunciar irregularidades de forma anônima por meio do aplicativo CPFL Energia ou pelo site oficial www.cpfl.com.br/fraude. A participação da comunidade é essencial para reduzir os prejuízos e garantir um sistema elétrico eficiente e seguro para todos.

Gabriel Bagliotti é jornalista responsável e diretor presidente de O Defensor.