15 de dezembro de 2024
Artigo / Crônica / PoemasGeral

Crônica: Balanço dezembrino

Por: Sérgio Sant’Anna*

Quando o mês de dezembro chega e toma conta dos últimos resquícios do ano, começo a meditar (pensar) sobre os acontecimentos e propostas que apresentei ao longo destes doze meses. No ano da pandemia (2020 – ano que desejo esquecê-lo) desafiei-me a ler. Li muito. Mais de 60 livros. É lógico que com o passar dos anos foi diminuindo. A redução associa-se ao tempo, apesar dos críticos, como eu, que afirmam que a falta de tempo para a leitura é mera desculpa.

Lembro-me que fiz uma monografia de pós-graduação de Medicina da Universidade São Camilo, que o amigo Gustavo Girotto me indicou. Um doutor em Medicina que trabalhava 24 horas devido a pandemia pela qual o mundo se assolava; também corrigi duas obras literárias. Porém, o meu grande pai foi uma das vítimas da COVID-19 devido à sua comorbidade. Presa fácil devido ao retardar da chegada das vacinas. Lembrando que foram mais de sete centenas de milhares de brasileiros mortos. Brasileiros que interromperam o ciclo de suas famílias devido à negligência governamental da época.

Falando em medidas governamentais acredito numa boa medida,o saque-aniversário do governo Temer e aperfeiçoado pelo governo Bolsonaro. Porém, parece que o atual ministro do Trabalho não concorda com a ideia, esperemos… Continuando diante desta narrativa governamental, o presidente da República, Lula da Silva, está internado, e com isso inúmeros brasileiros desejando sua morte de maneira explícita; assim o foi com o antecessor e me parece ter se tornado um divertimento, principalmente com a expansão das redes sociais. As pessoas disseminam o ódio a todo momento e isso tem se tornando uma prática. Algo muito triste quando tratamos de de seres humanos. Empatia e altruísmo passaram distante.

E vida de professor não é fácil. Enquanto escrevo esta crônica, aguardo ansiosamente pelo meu horário escolar para o próximo ano…

*Sérgio Sant’Anna é Professor de Redação no Poliedro, Professor de Literatura no Colégio Adventista e Professor de Língua Portuguesa no Anglo.

**Os artigos publicados com assinatura não manifestam a opinião de O Defensor. A publicação corresponde ao propósito de estimular o debate dos problemas municipais, estaduais, nacionais e mundiais e de refletir as distintas tendências do pensamento contemporâneo.