Nossa Palavra – Novas administrações municipais a partir de 2025
A partir de 2025, com exceção dos prefeitos que foram reeleitos, teremos um contingente muito grande de administradores municipais que assumirão pela primeira vez o comando de inúmeros municípios do Brasil. Com eles, assumirão novas equipes de governo, formadas por secretários, diretores e assessores nomeados, que irão ingressar no serviço público sem concurso ou processos seletivos, pois assim autoriza a legislação e aconselha a política.
Parte desses futuros integrantes nunca teve experiência profissional relacionada ao setor público. Alguns nem sequer tiveram relação profissional com a área específica que irão comandar dentro da administração.
Isso ocorre por se tratar de pessoas ligadas ao prefeito, que ajudaram na coordenação da campanha eleitoral, doaram dinheiro para campanha, cuidaram da segurança ou organização dos cabos eleitorais, amigos mais próximos, até quem realmente pensou no plano de governo.
Num segundo momento virão os indicados pelos vereadores, principalmente os que darão apoio político aos prefeitos. O famoso e lamentável toma lá dá cá, que infelizmente é fruto de herança cultural difícil de desvencilhar.
A questão da competência profissional para ocupar um cargo importante na Administração Pública aparece quase sempre como último requisito, isso se a pessoa não tiver ligações com partidos de oposição ao prefeito.
Apesar disso, a funcionalidade de todos os órgãos da administração será mantida pelos funcionários concursados que há tempos desenvolvem suas funções. Caberá aos novos gestores aprimorar os serviços desenvolvidos, melhorar a qualidade, diminuir custos, para poderem investir em novos equipamentos públicos. Isso se tiverem o empenho de grande parte dos funcionários públicos concursados, que na maioria das vezes estão desmotivados por questões salariais, falta de capacitação/especialização, quando não se sentem desprestigiados por verem pessoas estranhas em cargos superiores imediatos.
O cargo de prefeito municipal exige muito mais que carisma e simpatia. Para fazer uma gestão eficiente é necessário, dentre vários atributos, principalmente: ter timbre de administrador, equilíbrio emocional, determinação, persistência, e contar com uma boa equipe de assessores.