Arquivo Geral – Dia de Finados
Por: Luiz Eduardo Schneider*
Dia de Finados
A cada mês de novembro, milhões de pessoas ao redor do mundo se reúnem para honrar a memória de seus entes queridos. No Brasil, o Dia de Finados foi instituído como feriado nacional pela Lei nº 10.607, sancionada em 19 de dezembro de 2002, mas remonta a 2 de novembro de 998, quando o monge beneditino Odilo de Cluny (962/1049) instituiu que seus seguidores utilizassem a data para rezar pelos mortos.
Expansão europeia
A partir do século XII, a popularidade do Dia de Finados ganhou o mundo cristão medieval e, com a expansão europeia pelo mundo, que ocorreu entre os séculos quinze e dezessete, atravessou oceanos e, nas Américas, desenvolveu-se sob influências indígenas e africanas. No Brasil, a data representa 3% do faturamento anual da cadeia do setor da floricultura nacional, segundo dados do Ibraflor.
Sabor Diário
Será segunda-feira (4), a inauguração da lanchonete Sabor Diário, instalada na Rua Campos Sales, esquina da antiga Caixa Econômica Estadual e Banco do Brasil, local onde funcionou, por vários anos, a Pastelaria Prudente. Desejamos boa sorte aos seus proprietários.
Está chegando a hora
No próximo sábado (9), nas dependências do Premier Hall, em Taquaritinga, a partir das 21h, acontece o Baile da Família. Show musical com a dupla Karina Beretta e Daniel Ordine e DJ Carlão. Ingresso a R$ 25,00 através do WhatsApp 16.3252.2331.
Band e Datena
José Luiz Datena não será mais o apresentador do Brasil Urgente, embora tenha contrato até o fim de novembro, mas não seguirá no jornalismo, e sua volta à Band é uma dúvida. A expectativa é que as partes voltem a conversar em 2025.
Reunião
A reunião entre Datena e a diretoria da Band aconteceu na terça-feira (29), sendo o encontro decisivo para firmar sua saída do jornalismo, atualmente comandado por Joel Datena.
*Luiz Eduardo Schneider é jornalista e colaborador de O Defensor.
**Os artigos publicados com assinatura não manifestam a opinião de O Defensor. A publicação corresponde ao propósito de estimular o debate dos problemas municipais, estaduais, nacionais e mundiais e de refletir as distintas tendências do pensamento contemporâneo.