22 de novembro de 2024
CidadeDestaquesGeralPolítica

Nesta sexta-feira: Prefeitura de Taquaritinga suspende expediente no Dia de Todos os Santos

Decreto Municipal garante ponto facultativo para repartições públicas nesta sexta-feira, preservando serviços essenciais.

Na última quinta-feira (31), o prefeito em exercício de Taquaritinga, Luciano José de Azevedo, assinou o Decreto nº 5.815, estabelecendo a suspensão do expediente nas repartições públicas municipais para esta sexta-feira, 1º de novembro de 2024. A decisão, fundamentada no artigo 72 da Lei Orgânica do Município, faz referência ao “Dia de Todos os Santos”, celebração tradicional que homenageia santos e mártires e antecede o feriado nacional de Finados, no sábado, dia 2 de novembro.

A medida atende a uma aspiração dos servidores, segundo o decreto, e busca manter o equilíbrio entre as necessidades dos funcionários e a continuidade de serviços essenciais. Por isso, o decreto exclui da suspensão do expediente setores considerados críticos, como o pronto socorro municipal, fiscalização, serviços de limpeza pública, coleta de lixo e o atendimento nos cemitérios. Esses serviços seguirão funcionando para garantir que a população não seja afetada em demandas prioritárias, especialmente em um período que demanda maior movimentação nos cemitérios municipais devido ao feriado de Finados.

O decreto se alinha a práticas comuns em outros municípios e visa promover a eficiência dos serviços, equilibrando demandas internas e respeitando tradições que, historicamente, são parte da cultura local e nacional. Para os servidores, o ponto facultativo emenda o feriado de Finados, garantindo um descanso estendido, considerado justo e, ao mesmo tempo, respeitando a continuidade das funções públicas mais essenciais.

Com essa decisão, a prefeitura reforça seu compromisso em atender a expectativas dos servidores sem comprometer o bem-estar dos munícipes, estabelecendo um modelo de flexibilidade que, ao longo dos anos, vem sendo utilizado em datas comemorativas similares. O decreto entrou em vigor imediatamente após sua publicação, garantindo, assim, que todas as repartições já tenham ajustado seus expedientes conforme as diretrizes estabelecidas.