Educação: Aluno da Etec de Taquaritinga cria jogo didático para aprendizado de química
Inspirado no clássico batalha naval, Vitor Mateus Teixeira da Silva desenvolveu modelo de software educacional que torna a tabela periódica mais interessante e divertida.
O estudante Vitor Mateus Teixeira da Silva, da Escola Técnica Estadual (Etec) Dr. Adail Nunes da Silva, de Taquaritinga, desenvolveu um jogo online para facilitar o aprendizado da tabela periódica em química. Sob orientação dos professores Gislaine Cunha, Luciana Aquaroni e Luciano Barros, o jovem criou um videogame em que os elementos químicos aparecem dispostos por período e família, na mesma lógica da tabela.
“Na sala de aula, a gente percebe a dificuldade dos alunos em compreender que existe relação entre a distribuição eletrônica e a localização dos elementos na tabela periódica. O jogo facilita essa compreensão”, explica a professora de química Gislaine Cunha.
O game é inspirado no jogo de tabuleiro batalha naval. No jogo clássico, o jogador deve descobrir em qual posição se esconde a embarcação do oponente. Na versão digital, o uso da tecnologia criou um ambiente interativo, que rendeu uma bolsa de iniciação científica na categoria júnior pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
“Chamamos o software educacional de Química Naval, mas o nome ainda pode sofrer alterações. A ideia é deixar a aula de química mais interessante, interativa e divertida”, diz Vitor.
Verticalização do ensino
O jovem é aluno do curso de Desenvolvimento de Sistemas no formato de Articulação da Formação Profissional Média e Superior (AMS), que integra os ensinos Médio, Técnico e superior de Tecnologia, com duração de cinco anos. Em 2024, a Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Taquaritinga forma a primeira turma deste formato na cidade. “Nosso AMS se consolidou e já é um dos mais concorridos da Etec Dr. Adail Nunes da Silva”, diz a orientadora Luciana Aquaroni.
Sobre o Centro Paula Souza – Autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, o Centro Paula Souza (CPS) administra as Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e as Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, além das classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos, sob supervisão de uma Etec –, em mais de 340 municípios. As Etecs atendem mais de 226 mil alunos nos Ensinos Técnico, Integrado e Médio. Nas Fatecs, o número de matriculados nos cursos de graduação tecnológica supera 91 mil estudantes. Além dos cursos técnicos e superiores de tecnologia, a instituição oferece Formação Continuada e Pós-graduação (stricto sensu e lato sensu).